Em busca do título inédito

Trio de Ferro estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior

Paraná Clube, Coritiba e Atlético vão estrear na Copa São Paulo. Fotos: Marcelo Andrade, Divulgação/Coritiba e Cahuê Miranda/Atlético

Começa nesta quarta-feira a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018 para Atlético, Coritiba, Londrina e Paraná Clube. Na sua 49ª edição, a Copinha terá número recorde de participantes, com 128 clubes.

Confira ao vivo o jogo do Atlético

Confira ao vivo o jogo do Coritiba

Confira ao vivo o jogo do Paraná Clube

Atlético

Atlético estreia contra o Rio Preto nesta quarta-feira (3). Foto: Cahuê Miranda/Atlético
Atlético estreia contra o Rio Preto nesta quarta-feira (3). Foto: Cahuê Miranda/Atlético

Pelo Grupo 2, com sede em Votuporanga, o Furacão estreia diante do Rio Preto, às 16h, na Arena Plínio Marin. Na sequência, enfrenta Timon-PI, no dia 6, e Votuporanguense, no dia 9. Com o ex-jogador Marcão no comando técnico, o Rubro-Negro vai ao torneio com um time sub-19, já que o sub-23 vai disputar o Campeonato Paranaense, enquanto o profissional faz a pré-temporada.

O time atleticano fez três amistosos preparatórios. Em dezembro, perdeu por 3×2 para o Operário e por 2×0 para o Joinvile e venceu por 1×0 o Brusque. Destaque do time e estreante na Copinha, o zagueiro Lucas Halter, 17 anos, fez parte do elenco que conquistou recentemente o título do Campeonato Estadual sub-17 e representou a seleção brasileira da categoria no Sul-Americano e no Mundial.

Paraná Clube

Tricolor vai embalado pelo título do Campeonato Paranaense sub-19. Foto: Marcelo Andrade
Tricolor vai embalado pelo título do Campeonato Paranaense sub-19. Foto: Marcelo Andrade

O Tricolor está no Grupo 11 e vai disputar seus jogos da primeira fase em Cravinhos, no estádio J.D. Martins. A estreia será diante do Juventude, às 16h. Depois enfrenta Rio Branco-SP e Comercial-SP. O time paranista terá no comando o técnico Luciano Simm, que vai para sua sexta participação na competição e aposta na mescla de jogadores das categorias sub-17, que disputaram a Copa São Paulo no ano passado, quando o time chegou até à quarta fase, com parte do sub-19, que foi campeão paranaense em cima do Cascavel.

Porém, os grandes destaques do título, o meia Jhonny Lucas e o lateral-esquedo Gabriel Pires serão aproveitados no time principal. Estão fora também o atacante Guga, o meia Gabriel Dias e os laterias Caio e Tiago.

Coritiba

Coxa será comandado pelo ex-jogador Mozart. Foto: Divulgação/Coritiba
Coxa será comandado pelo ex-jogador Mozart. Foto: Divulgação/Coritiba

No Coxa, com a ida de Sandro Forner para a equipe principal, o ex-jogador Mozart, que era o auxiliar agora assume o comando do time no torneio. Esta será a segunda experiência de Mozart como treinador. Em 2015, ele comandou o Alviverde no Campeonato Brasileiro sub-20.

Para 2018, a equipe terá grande parte dos jogadores que disputaram o último paranaense sub-19, quando foi eliminada na semifinal pelo Paraná Clube. Do time sub-20 ficaram apenas Matheus Bruno e Tallysson, porque Marcos Moser, Léo Andrade e Thalisson Kelven ficarão à disposição do profissional.

O Coritiba está no Grupo 22 e estreia hoje, às 16h, contra o Comercial-MS. Na sequência encara o Atlântico-BA, dia 6, e o Elosport-SP, dia 9. Todos os duelos serão em Capão Bonito.

Londrina

O Tubarão é o que tem o time mais estruturado e chega na Copinha com a mesma equipe que disputou a competição em 2017, a Copa do Brasil sub-20, onde foi eliminado pelo Fluminense, e o Paranaense sub-19, quando caiu diante do Cascavel. A única ausência será o atacante Lucas Machado, que já será integrado ao time principal.

Comandado pelo ex-jogador Alemão, o Alviceleste aposta na experiência dos garotos nas competições para superar a campanha de 1994, quando chegou às semifinais e ficou em quarto. No Grupo 14, o Londrina fará seus jogos da primeira fase em Porto Feliz, no estádio Ernesto Rocco. A estreia será diante do Paysandu, e depois enfrenta Desportivo Brasil e União-MT.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior vai até o dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo. As equipes foram divididas em 32 grupos, com quatro equipes cada. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a etapa seguinte, que será disputada toda em mata-mata, em jogo único, até a grande final.