enkontra.com
Fechar busca

De Letra

Futebol

Rússia e Catar vão sediar Copas de 2018 e 2022

Países irão suceder o Brasil, que sedia a Copa do Mundo de 2014

O Comitê Executivo da Fifa definiu a Rússia como sede da Copa do Mundo de 2018 e o Catar como anfitrião do Mundial de 2022, através de eleição realizada nesta quinta-feira em Zurique, na Suíça. Será a primeira vez que os dois países irão sediar a principal competição do futebol mundial. Eles irão suceder o Brasil, que foi escolhido anteriormente para receber a Copa do Mundo de 2014.

Na disputa, a candidatura russa superou Inglaterra, Portugal/Espanha e Holanda/Bélgica. Já o Catar bateu os pleitos de Coreia do Sul, Austrália, Estados Unidos e Japão. A eleição aconteceu por etapas, até que as candidaturas de Rússia e Catar tivessem mais de 50% dos votos dos membros do Comitê Executivo da Fifa. A entidade, porém, não revelou em quantas votação as sedes dos Mundiais foram definidas.

Para sediar o evento, a Rússia prometeu construir 13 dos 16 estádios que irão receber as partidas do Mundial em 2018. O país teve o quarto lugar na Copa do Mundo de 1966, ainda como União Soviética, como melhor resultado em uma Copa. O Catar possui ainda menos tradição no futebol e nunca disputou um Mundial. Mas venceu ao apresentar uma candidatura com promessa de construção de estádios suntuosos e com sistema de ar-condicionado para minimizar o calor do país.

A fase de candidatura se iniciou com o anúncio oficial do início do processo em janeiro de 2009. Os países interessados precisaram manifestar o seu interesse em receber a Copa do Mundo de 2018 e/ou de 2022 até 2 de fevereiro de 2009. Depois, os candidatos precisaram apresentar o dossiê de candidatura e outros documentos relacionados ao evento até 14 de maio de 2010. Depois, a Fifa realizou visitas aos candidatos.

Esta foi a primeira vez que a Fifa definiu os anfitriões de dois Mundiais em um processo simultâneo. A eleição dos países-sede foi marcada por polêmicas que deixaram a credibilidade da entidade sob suspeita. A candidatura conjunta de Espanha e Portugal foi acusada de realizar um conchavo para troca de votos com o Catar.

Além disso, os membros do Comitê Executivo da Fifa, Reynald Temarii, presidente da Confederação de Futebol da Oceania, e Amos Adami, representante da Nigéria, foram suspensos, depois que o jornal inglês Sunday Times mostrou gravações em que ambos se mostravam dispostos a negociar o voto.

O escândalo mais recente estourou na segunda-feira. De acordo com a BBC, Ricardo Teixeira, presidente da CBF, Nicolas Leóz, presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, e Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de Futebol, teriam recebido propinas da ISL, antiga parceira de marketing da Fifa que faliu em 2001. A Fifa, porém, se negou a investigar o caso e os três dirigentes participaram da eleição nesta quinta-feira.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

8 Comentários em "Rússia e Catar vão sediar Copas de 2018 e 2022"


falei e disse
falei e disse
7 anos 14 dias atrás

Fazendo um paralelo……a copa no Catar e o tretis entra com um meio estadio por la’….e a gente diz…..vai se Catar…..kkkkkkkkkkkkkk…….Feliz 2011 e prospero ano CoxA a todos.

Ceifador Rubro-Negro
Ceifador Rubro-Negro
7 anos 14 dias atrás

Futebol Paranaense, quem está mal informado é vc, acha o que? Que o CAP vai ceder seu CT à uma seleção europeia de graça? Não me faça rir… Acha q não vai haver naming rights e publicidade? Não vai ganhar dinheiro? huahuahuaha…. piadista.

Rasa Pereira
Rasa Pereira
7 anos 14 dias atrás

O “Futebol Paranaense”…. O CAP pode não ganhar… mas também não perde. Afinal de contas, teve dinheiro público para a parte do estádio (Precatórios) e a para a segunda parte (Potencial Construtivo de Curitiba).
Então…. só ganhou sem investir..

futebol paranaense
futebol paranaense
7 anos 14 dias atrás

Hoje teve uma repostagem no jornal do meio dia sobre a caos na educaçao do parana, com varios colegios estaduais sem professores em pleno final de ano, e alunos com a situaçao indefinida, pois é mas dinheiro alheio pra estadio tem né…vergonha.

futebol paranaense
futebol paranaense
7 anos 14 dias atrás

Bom ceifador pra variar esta mal informado, a renda de conpetições oficiais pertence a FIFA e nao ao dono do estadio, que disponibiliza suas instalações inclua-se aí o CT sem qualquer onus, ou seja o CAP nao ganha nada com isso.

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas