Matemática

Paranaense embolado! confira pelo que cada time briga e o que precisa na reta final

Campeonato Paranaense está embolado e a briga promete ser boa nesta reta final. Fotos: Albari Rosa - Divulgação/Coritiba - Jonathan Campos

O Campeonato Paranaense chegou à sua penúltima rodada da primeira fase com muita coisa ainda em jogo. Com mais seis pontos em disputa, desde a liderança, passando pela classificação até a briga contra o rebaixamento. Tudo está em aberto e a disputa promete ser acirrada nesta rodada, que tem confrontos diretos e interessante.

A jornada começa neste sábado (25), quando o Atlético, mais uma vez com a garotada, receberá o vice-líder Cianorte, sonhando com a ponta, às 16h, na Arena da Baixada. O Furacão precisa ganhar para nao correr riscos de não se classificar.

No domingo (26), o Paraná Clube encara um preocupado Toledo, que vem de duas derrotas seguidas, saiu do G8 e agora se vê ameaçado pela zona de rebaixamento, assim como Cascavel e Prudentópolis, que jogam em Cascavel querendo confirmar uma vaga no mata-mata, mas ao mesmo tempo acabar com qualquer risco de queda.

Paraná Clube, de Zezinho, pode confirmar a liderança nesta rodada. Foto: Jonathan Campos
Paraná Clube, de Zezinho, pode confirmar a liderança nesta rodada. Foto: Jonathan Campos

Lá embaixo, o jogo que mais chama atenção é o confronto direto entre Foz do Iguaçu e PSTC, que estariam rebaixados se o campeonato acabasse hoje.

J. Malucelli x Londrina, querendo se garantir entre os quatro primeiros, e Coritiba x Rio Branco fecham a rodada, que pode definir quase tudo, diante de uma combinação perfeita.

Confira o que cada clube precisa para alcançar seu objetivo:

Paraná Clube – 1º colocado com 22 pontos

Objetivo: Terminar na liderança

Quem enfrenta: Toledo (fora) e Atlético (casa)

O que precisa: Atualmente, o Tricolor é o líder da competição, com 22 pontos, três a mais que o segundo colocado Cianorte. Por conta do regulamento, uma vitória deve ser o suficiente para o time paranista confirmar a primeira colocação. Ou seja, é o que tem a situação, na teoria, mais tranquila.

Cianorte – 2º colocado com 19 pontos

Objetivo: Terminar na liderança

Quem enfrenta: Atlético (fora) e Prudentópolis (fora)

O que precisa: Com a vitória de virada e o empate do J. Malucelli, o Cianorte alcançou a vice-liderança e se aproximou do Paraná Clube. Com três pontos a menos que o Tricolor, o Leão do Vale do Ivaí precisa ganhar os dois jogos e torcer que o time paranista consiga, no máximo, dois empates. Se ganhar um jogo e empatar outro, o Paraná teria que perder as duas partidas. Se perder um duelo que seja, o Cianorte só poderá brigar pelo segundo lugar.

J. Malucelli, apesar do empate com o Atlético, ainda quer a liderança. Foto: Albari Rosa
J. Malucelli, apesar do empate com o Atlético, ainda quer a liderança. Foto: Albari Rosa

J. Malucelli – 3º colocado com 18 pontos

Objetivo: Terminar na liderança

Quem enfrenta: Londrina (casa) e PSTC (fora)

O que precisa: O empate com o Atlético na última quarta-feira (23) tirou o J. Malucelli do segundo lugar, mas o deixou com a mesma distância para a liderança. Precisando tirar quatro pontos de diferença, ao Jotinha só interessa ganhar os dois jogos e ainda torcer para que o Tricolor some, no máximo, um ponto, e o Cianorte ganhe um jogo e empate o outro.

Coritiba – 4º colocado com 17 pontos

Objetivo: Terminar na liderança

Quem enfrenta: Rio Branco (casa) e Londrina (fora)

O que precisa: Em recuperação no campeonato, o Coritiba vem embalado para estas duas últimas rodadas. Porém, a tarefa de chegar à liderança é árdua. A conta é simples: precisa ganhar os dois jogos e torcer para que o Paraná perca os dois confrontos, que o Cianorte some, no máximo, três pontos, e o J. Malucelli quatro pontos. Uma combinação complicada, mas que, no meio do caminho, pode se tornar um segundo lugar.

Londrina – 5º colocado com 12 pontos

Objetivo: Quarto lugar

Quem enfrenta: J. Malucelli (fora) e Coritiba (fora)

O que precisa: Com 12 pontos, o Londrina ainda não está classificado para a próxima fase, mas precisa de mais dois pontos para isso, sem depender de outros resultados. Porém, o Tubarão ainda sonha com o quarto lugar para ter a vantagem do mando nas quartas de final. Para isso se confirmar, o Alviceleste terá que ganhar do terceiro colocado J. Malucelli e do quarto Coritiba, além de torcer para que o Coxa perca para o Rio Branco no domingo (26).

Coritiba vem se recuperando e ainda sonha com liderança, enquanto o PSTC vê a degola próxima. Foto: Divulgação/Coritiba
Coritiba vem se recuperando e ainda sonha com liderança, enquanto o PSTC vê a degola próxima. Foto: Divulgação/Coritiba

Prudentópolis – 6º colocado com 11 pontos

Objetivo: Se classificar

Quem enfrenta: Cascavel (fora) e Cianorte (casa)

O que precisa: Antes tranquilo na tabela, o Prudentópolis acabou se complicando. Nos últimos cinco jogos, foram apenas uma vitória e quatro derrotas, sendo duas delas nas últimas rodadas. Ainda assim, a situação é, de certa forma, confortável. O Prude se ganhar do Cascavel no domingo já se garante nas quartas de final, uma vez que, mesmo que todos seus concorrentes ganhem neste final de semana, na última rodada haverá dois confrontos diretos que tiram a chande do clube ficar fora do G8.
Porém, se tropeçar contra a Serpente, o Prudentópolis pode terminar a rodada até na zona de rebaixamento se verá obrigado a ganhar do Cianorte na última rodada.

Atlético – 7º colocado com 11 pontos

Objetivo: Se classificar

Quem enfrenta: Cianorte (casa) e Paraná (fora)

O que precisa: A situação do Atlético não é tão simples. Embora dependa apenas de si, o Furacão tem pela frente os dois primeiros colocados da tabela e, dependendo da combinação de resultados, pode terminar a 10ª rodada na zona de rebaixamento. Mas, para se classificar, basta uma simples vitória contra o Cianorte, independentemente do que acontecer nas outras partidas, por conta dos confrontos da rodada final. Se tropeçar, chega à rodada final, no clássico contra o Tricolor, precisando ganhar de qualquer jeito.

Cascavel – 8º colocado com 10 pontos

Objetivo: Se classificar

Quem enfrenta: Prudentópolis (casa) e Toledo (fora)

O que precisa: Com apenas uma vitória nos últimos quatro jogos, o Cascavel pode confirmar a vaga no G8 nesta rodada. Para isto, precisa vencer o Prude e torcer para que Rio Branco, Toledo e Foz do Iguaçu, no máximo, empatem seus jogos. Caso Rio Branco e Foz vençam, a Serpente torceria por um empate entre eles na rodada final para avançar mesmo perdendo para o Toledo.

Londrina de Germano está próximo da classificação. Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube
Londrina de Germano está próximo da classificação. Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

Rio Branco – 9º colocado com 8 pontos

Objetivo: Se classificar

Quem enfrenta: Coritiba (fora) e Foz do Iguaçu (fora)

O que precisa: Em queda livre na tabela, o Rio Branco tem apenas três pontos nos últimos cinco jogos e saiu do G8 na rodada passada, ficando fora da zona de rebaixamento por conta do saldo de gols. Para escapar da degola, basta ganhar do Foz do Iguaçu na rodada final, mas, para avançar para o mata-mata o Leão da Estradinha também tem que, no mínimo, empatar com o Coritiba e torcer para que pelo menos um entre Prudentópolis, Atlético e Cascavel somem, no máximo, um ponto.

Toledo – 10º colocado com 8 pontos

Objetivo: Escapar do rebaixamento

Quem enfrenta: Paraná (casa) e Cascavel (casa)

O que precisa: O Toledo é quem tem o pior rendimento nas últimas cinco rodadas, com apenas um ponto somado. Por isso, mesmo com dois pontos atrás do oitavo colocado, o Cascavel, e tendo o confronto direto com ele na última rodada, o Porco se preocupa mais com a zona de rebaixamento do que com o G8. A vantagem é que jogará os dois últimos jogos em casa e, dependendo dos outros resultados, pode escapar da queda com uma simples vitória, desde que Rio Branco e Foz não vençam nesta 10ª rodada. Se isso acontecer, dependerá apenas de uma vitória contra o Cascavel para se classificar.

Atlético ainda não confirmou a classificação e aposta no time principal para ficar no G8. Foto: Albari Rosa
Atlético ainda não confirmou a classificação e aposta no time principal para ficar no G8. Foto: Albari Rosa

Foz do Iguaçu – 11º colocado com 8 pontos

Objetivo: Escapar do rebaixamento

Quem enfrenta: PSTC (casa) e Rio Branco (fora)

O que precisa: Apesar de estar constantemente na zona de rebaixamento, o Foz do Iguaçu vem mostrando um ótimo poder de reação. Depois de conseguir um ponto em 15 disputados, o time da fronteira somou sete nos últimos 12 e pode deixar a zona da degola neste final de semana se vencer o lanterna PSTC em casa e Rio Branco ou Toledo não ganharem. Além disso, a partida contra o Leão da Estradinha, em Paranaguá, na última rodada, pode se tornar em confronto direto pela permanência na elite.

PSTC – 12º colocado com 5 pontos

Objetivo: Escapar do rebaixamento

Quem enfrenta: Foz do Iguaçu (fora) e J. Malucelli (casa)

O que precisa: Atual quarto colocado do Paranaense, O PSTC é o único time que não tem mais chances de classificação para a próxima fase. Com apenas cinco pontos, o time de Cornélio Procópio depende de várias combinações para seguir na elite. Mas, para isso, precisa obrigatoriamente ganhar do Foz. Caso contrário, confirmará a queda. Ganhando, ainda precisará ganhar do J. Malucelli na última rodada e torcer para que, nestas próximas duas rodadas, Rio Branco e Toledo somem, no máximo, dois pontos.

Leia também:

Eliminação precoce no Paranaense pode prejudicar calendário do Atlético

Coritiba vive melhor momento da temporada e jogadores se destacam

Reforços do Paraná Clube já treinam e ganham elogios do técnico Wagner Lopes