Tudo do zero

Paraná estreia técnico e nova postura diante do Goiás

Lucas Otávio terá um pouco mais de liberdade com Roberto Fernandes. Foto: Antonio More

O Paraná Clube vai estrear seu terceiro técnico nesta Série B do Campeonato Brasileiro hoje, às 21h, diante do Goiás, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Depois das três derrotas seguidas e da queda de Marcelo Martelotte, Roberto Fernandes, apesar dos três dias de treinamentos a frente do time paranista, terá a missão de recolocar o Tricolor nos trilhos para que, sobretudo, o clube não se aproxime de forma perigosa da zona de rebaixamento.

Apesar do pouco tempo de trabalho, o foco do novo comandante foi de, primeiro, arrumar a defesa. Com indício de colocar em campo um time com três volantes contra a equipe esmeraldina do Planalto Central, Roberto Fernandes vai buscar ver o Tricolor atuando de forma equilibrada neste compromisso fora de casa.

“A palavra chave no futebol é equilíbrio. Hoje, nossa equipe não tem esse equilíbrio para ir em um jogo fora de casa e enfrentar um adversário de peito aberto. Percebemos isso na forma que sofreu os gols no último jogo e você percebe que precisa dar uma melhorada, principalmente com respeito à atitude do jogador em campo. A gente entende que, nesse momento, tem que primeiro arrumar a casa e depois buscar um futebol mais ofensivo”, apontou o treinador.

Recentemente, Fernandes livrou o Confiança-SE da queda à Série D, seu último trabalho, mas garante que está por dentro da Série B. O comandante paranista declarou ainda que, se não acertasse com o Paraná, seu destino seria outro time da Segunda Divisão.

“Foi uma conversa tranquila, muito rápida e muito objetiva. O Hélcio (Alis, superintendente de futebol do clube) acompanha meu trabalho há um bom tempo. Mesmo disputando a Série C eu vinha acompanhando a Série B. Foi muito rápido e, se não fosse o Paraná, estava tendo uma sondagem de outra equipe da Série B. Estava me preparando para fazer essa reta final da Série B”, garantiu Fernandes.

Para recolocar o Tricolor de novo no caminho das vitórias, o treinador deverá fazer algumas mudanças. No sistema defensivo, Henrique Gelain deixa a lateral-esquerda para a entrada de Rafael Carioca, recuperado de lesão. O meio de campo deverá ter três volantes. Sem poder contar com Anderson Uchôa, suspenso, Fernandes jogará nessa posição ao lado de Lucas Otávio e de Wellington Reis. O último ganha a posição do meia-atacante Guilherme Queiroz.

Com isso, o volante Lucas Otávio atuará mais a frente e o meia Nádson será o único responsável pela criação diante do Goiás. Na frente, Diego Tavares segue como o atacante de lado do campo e Fernando Karanga, mais fixo na área, mais uma vez terá a responsabilidade de ser o homem-gol do Paraná para voltar a vencer na Série B.