Na ponta

Paraná Clube vence o Foz, assume liderança e encaminha classificação

Paraná Clube venceu confronto direto sem muitas dificuldades. Foto: Kiko Sierich

paranaense

O Paraná Clube colocou um pé na semifinal da Taça Caio Júnior do Campeonato Paranaense. Com mais uma atuação segura, o Tricolor venceu o Foz do Iguaçu por 2×0, na tarde deste domingo (18), no Estádio ABC, chegou aos 10 pontos, assumiu a liderança do Grupo A e depende de um empate contra o Maringá, nesta quarta-feira (21), às 21h45, na Vila Capanema, para confirmar sua classificação à próxima fase do segundo turno do Estadual. O time paranista pode se classificar mesmo com derrota, mas precisará que o Cianorte não vença o Foz, no Albino Turbay.

No confronto direto pela classificação à semifinal, o jogo na fronteira começou movimentado. O Foz do Iguaçu, que precisava da vitória para ir à última rodada da Taça Caio Júnior dentro da zona de classificação, tomou a iniciativa da partida. A equipe da casa conseguia ser perigosa nas investidas pelo lado direito e foi assim que quase abriu o placar. Aos três minutos, Raphael Alemão recebeu cruzamento de Luccas Brasil, mas cabeceou mal.

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

O Paraná Clube, que buscava fazer um jogo seguro defensivamente, criou sua melhor oportunidade de marcar aos sete. Em cobrança de falta ensaiada de Carlos Eduardo, Vitor Feijão cabeceou no canto e o goleiro Julio Cesar fez grande defesa. A resposta do Foz foi rápida. Logo depois, Raphael Alemão ganhou de Mansur pela direita, arriscou da entrada da área e tirou tinta da trave do goleiro Richard.

Com o forte calor na cidade da fronteira, o ritmo do jogo diminuiu. Mesmo assim, o Foz do Iguaçu seguiu com mais posse de bola, mas tinha dificuldades para furar a boa postura defensiva do Tricolor. Apesar do equilíbrio em campo, os donos da casa terminaram um pouco melhor o primeiro tempo e quase foram para o intervalo em vantagem. Aos 38, Matheus Olavo deixou Juninho na cara do gol, mas o meia errou o domínio e desperdiçou boa oportunidade de marcar.

Com o atacante Thiago Santos na vaga de Vitor Feijão, o Paraná Clube voltou melhor do intervalo e foi logo marcando. No primeiro minuto, depois da cobrança de escanteio, Carlos Eduardo arriscou de fora da área e marcou um golaço. O gol deu a tranquilidade necessária ao time paranista, que seguiu melhor em campo, só que agora explorando os espaços deixados pelo Foz. Aos 6, Thiago Santos recebeu na cara do gol, tirou do goleiro Julio César, mas Leandro Silva salvou em cima da linha.

O Foz do Iguaçu, visivelmente abatido com o gol sofrido, não tinha organização ofensiva para furar a boa postura defensiva do Tricolor. O Azulão conseguiu criar boa chance de empatar somente aos 22, mas Raphael Alemão, depois do cruzamento de Paulinho, cabeceou torto.

Com o controle do jogo e com espaços para atacar, já que o Foz do Iguaçu, na reta final do jogo, se abriu de vez, o Paraná Clube chegou perto de fazer o segundo gol aos 26. Carlos Eduardo, mesmo desgastado, deixou Jhonny Lucas na cara do gol, mas o jovem volante paranista errou o alvo e desperdiçou outra boa chance de encaminhar de vez a vitória.

Veja a classificação completa do Campeonato Paranaense

O Foz, então, apostou nas entradas dos atacantes Mathiola e Marcelo Soares para aumentar seu poder de fogo e tentar furar a retranca dos visitantes. Aos 34, o Azulão chegou a marcar com Marcelo Soares, mas a arbitragem anulou de forma errada o gol, já que o passe saiu dos pés do lateral Mansur, do Tricolor.

O castigo para o time da fronteira veio quatro minutos mais tarde. Alex Maranhão falhou e cometeu penalidade no meia João Paulo. Desta vez o lance foi indiscutível e, na cobrança, Diego Gonçalves bateu bem, ampliou a vantagem e definiu a vitória do Tricolor no Estádio ABC.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO PARANAENSE
Taça Caio Júnior – 4ª Rodada

Foz do Iguaçu 0X2 Paraná Clube

Foz do Iguaçu
Júlio César; Paulinho, Alex Maranhão, Leandro Silva e Luiz Beltrame; Maycon Canário, André Oliveira (Marcelo Soares), Matheus Olavo e Juninho (Ítalo); Luccas Brasil e Raphael Alemão (Mathiola).
Técnico: Negreiros

Paraná Clube
Richard; Alemão, Neris, Rayan e Mansur; Wesley Dias (Torito González), Jhonny Lucas, Carlos Eduardo (João Paulo) e Marcelo Baez; Vitor Feijão (Thiago Santos) e Diego Gonçalves.
Técnico: Rogério Micale

Local: Estádio ABC
Árbitro: Fábio Filipus
Assistentes: Adair Carlos Mondini e Flávio Augusto Alves
Gols: Carlos Eduardo, 1, Diego Gonçalves, 38 do 2°
Cartões amarelos: Jhonny Lucas, Rayan, Mansur, Diego Gonçalves (PAR); Maycon Canário, André Oliveira, Luiz Beltrame (FOZ)
Público total: 2.059
Público pagante: 1.947
Renda: R$ 40.810,00