Tudo ou nada

Duelo contra o Bragantino é visto como uma final no Paraná Clube

Roberto Fernandes sabe que o jogo com o Bragantino é fundamental para o futuro paranista. Foto: Daniel Castellano

Agora é decisão. É matar ou morrer. O Paraná Clube vai decidir a sua sorte na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro nesta sexta-feira, diante do Bragantino, às 20h30, na Vila Capanema. Depois de perder para o Vasco por 1×0, no último sábado, em Cariacica, o Tricolor fará o jogo mais importante do ano até agora contra a equipe paulista na luta para evitar o rebaixamento para a Terceira Divisão.

O Paraná, que segundo o site Infobola, do especialista Tristão Garcia, ainda tem 10% de chances de ser rebaixado à Série C, se vencer o Bragantino abrirá nove pontos para a zona de rebaixamento faltando cinco rodadas para o final da Segunda Divisão. O time de Bragança Paulista, porém, também vai encarar a partida como decisiva, pois pode ficar somente a três pontos do Tricolor e acirrar a disputa na reta final.

O técnico Roberto Fernandes, que contra o Vasco somou sua quarta derrota em cinco jogos, admitiu que o Paraná, apesar de estar seis pontos à frente do adversário, ainda não está livre da degola. O comandante paranista destacou ainda a importância da partida, até para se livrar deste fantasma e começar a planejar a próxima temporada.

“Agora é um confronto mais do que direto. Se a gente abre nove pontos da zona de rebaixamento, faltando cinco rodadas para a competição acabar, será um passo fundamental. Nós precisamos entender que não estamos livres dessa situação de rebaixamento. Por isso, eu encaro esse jogo como o mais importante para o Paraná na temporada. Essa sim será uma decisão, um confronto direto. Uma vitória em casa, diante do torcedor, vai ser não um, mas dez passos fundamentais para que a gente consiga permanecer e pensar em 2017”, apontou o treinador.

O comandante paranista, que fez apenas um jogo na Vila Capanema, na vitória por 5×3 sobre o CRB, acredita que o apoio do torcedor, em que pese a fase ruim da equipe, será fundamental para o embate decisivo.

“Partida vale seis, 12 pontos. É uma decisão contra o Bragantino. Temos que contar com o apoio da torcida e se a gente consegue essa vitória na sexta-feira, dá um passo fundamental para escapar do rebaixamento”, declarou. “A gente vinha com um desempenho ruim antes da partida do CRB e o torcedor influenciou no desempenho dos atletas. O torcedor é o maior patrimônio do clube. Eu não estou jogando confete, é a realidade, principalmente para um clube com a história e a tradição do Paraná. Esperamos o torcedor para não só ir a campo, mas para apoiar”, finalizou o comandante do Tricolor.

Se conseguir a vitória e acabar com a fase ruim, uma vez que tem apenas uma vitória nos últimos oito jogos, o Paraná, de fato, dará um passo enorme para escapar do rebaixamento. A diretoria paranista, que errou muito no planejamento do futebol, mas até soube controlar as finanças, mantendo os salários em dia, terá muito trabalho para não repetir os mesmos erros deste ano para voltar a lutar pelo tão sonhado acesso no ano que vem.