Números positivos

Campanha do Paraná Clube em 2017 é de time que sobe pra Série A

Wagner Lopes recebeu um elenco novo e montou uma equipe competitiva. Foto: Hugo Harada

Desde que foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2007, o Paraná Clube não chega para a disputa da segunda divisão de maneira tão promissora. Além da profissionalização no departamento de futebol e do bom trabalho realizado pelo técnico Wagner Lopes até agora, o time paranista provou em campo e nos números que está no caminho certo para brigar definitivamente pelo acesso e para voltar, depois de dez anos, à elite do futebol nacional.

Opinião: é hora de aplaudir e apoiar o projeto do Paraná Clube

O Paraná Clube, entre duelos realizados pelo Campeonato Paranaense, Primeira Liga e Copa do Brasil, entrou em campo 22 vezes nesta temporada. Foram 12 vitórias, 7 empates e apenas 3 derrotas, totalizando aproveitamento de 65%. Com esse percentual de rendimento, o Tricolor certamente brigará na parte de cima da classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, que começa em maio.

O bom rendimento do Paraná Clube tem muito a ver com a forma e o modelo de jogo que o técnico Wagner Lopes deu á equipe. Em campo, o Tricolor consegue ter o equilíbrio necessário para fazer grandes jogos. Não a toa, o ataque paranista conseguiu funcionar bem neste começo de temporada com 31 gols marcados até agora. Mas é a defesa que chamou, de fato, a atenção. Foram apenas nove gols sofridos em 22 jogos e, não a toa, o clube conseguiu a classificação na Primeira Liga, está nas oitavas de final da Copa do Brasil e teve, na primeira fase, a melhor campanha do Campeonato Paranaense.

O cenário no início do ano, porém, não era dos melhores. Com relação ao final do ano passado, nada menos do que 25 jogadores foram contratados. Porém, nenhuma das novas peças trazidas pelo Tricolor foi escolhida de forma aleatória. O trabalho foi realizado em conjunto entre o departamento de futebol e a comissão técnica.

O Paraná Clube, com relação aos últimos anos, teve um calendário diferenciado pela frente. O time paranista foi uma das novidades da Primeira Liga e, a sequência de jogos fez o técnico Wagner Lopes intercalar e utilizas dois times distintos nas disputas do torneio interestadual e no Campeonato Paranaense. Mesmo assim, o elenco provou que entendeu o modelo de jogo e, independentemente de quem estava em campo, o Tricolor conseguiu apresentar um futebol bastante competitivo.

O time do técnico Wagner Lopes teve testes interessantes pela frente. Enfrentou de igual para igual times que vão disputar a Série A do Campeonato Brasileiro deste ano e conseguiu bons resultados. Venceu Avaí, pela Primeira Liga, Atlético, pelo Estadual, além de Bahia e Vitória pela Copa do Brasil. Se conseguiu manter grande parte do seu elenco e, sobretudo a sua comissão técnica, o time paranista certamente brigará na parte de cima da classificação na Série B e será um dos candidatos ao acesso à primeira divisão.