Primeiro passo

Apesar de erros, Wagner Lopes pede calma com o início do Paraná Clube

Wagner Lopes enalteceu setor de criação do Paraná Clube diante do União. Foto: Albari Rosa

Ponto alto da última temporada, quando conseguiu o acesso à primeira divisão, a defesa do Paraná Clube iniciou em baixa a temporada de 2018. O sistema defensivo comprometeu a estreia do Tricolor e acabou culminando com a derrota sofrida por 2×1 para o União, quarta-feira, em Francisco Beltrão. O técnico Wagner Lopes admitiu que a atuação não foi boa, mas viu pontos positivos no primeiro jogo oficial paranista neste ano. Por isso, o treinador descartou mudanças mais profundas no time para o clássico contra o Atlético, quarta-feira, às 20h, na Vila Capanema.

“Tem que ter calma. Não é porque perdeu que está tudo errado e se tivesse ganhado não iria estar tudo certo. Nossa união é muito grande, há uma cobrança interna muito grande. Tem que ter calma, equilíbrio, passar confiança e trabalhar. Só o trabalho para fazer com que a gente minimize os erros. Sempre falo em atitude positiva após o erro e vamos cuidar para, na próxima oportunidade, fazer uma leitura melhor.

Temos muito trabalho pela frente e, apesar do pouco tempo, estamos no caminho certo”, explicou ele.
Os dois gols sofridos diante do União provaram que Wagner Lopes terá trabalho para arrumar o sistema defensivo. Principalmente no primeiro gol do time de Francisco Beltrão, a falha da defesa paranista foi coletiva, segundo o comandante do Tricolor. Além do goleiro Hugo, falharam ainda os zagueiros Rayan e Neris.

“Claro que tivemos pelo menos três falhas individuais no gol. Ele (Hugo) acabou errando, mas não foi só ele que errou. Quando erra, erra todo mundo. É hora de apoiá-lo, de dar uma força. Ele é jovem, é nosso, formado na base. Temos que fortalecer isso. Sempre falo que protejam o goleiro, quando tem o rebote, que protejam o goleiro. É conjunto da coisa. São três erros de pessoas diferentes na mesma jogada. Isso acontece. É aprender com os erros, para que na próxima tomada de decisão seja melhor e não tome o gol”, detalhou o técnico.

A mudança no regulamento do Campeonato Paranaense não permitirá que o Paraná Clube volte a tropeçar na sequência do torneio. Somente os dois melhores times de cada grupo se classificam ao final das seis primeiras rodadas. O próximo desafio já é um clássico contra o Furacão. Além do aspecto defensivo, Lopes, para a sequência do Estadual, espera que o time paranista possa aproveitar melhor as chances criadas.

“Claro que todo mundo fica chateado. Fica bravo mesmo. Não desmerecendo o adversário, pelo contrário, pois foi difícil, mas fora os dois gols que fizeram, não criaram quase nada. Nós criamos muitas chances. Foram cinco claras de gol. A gente fica chateado. O goleiro deles fez uma grande partida, mas a nossa finalização precisa melhorar. Precisamos aproveitar melhor as chances”, completou.

Para o clássico contra o time alternativo do Furacão o comandante do Tricolor pode contar com alguns jogadores que não atuaram na estreia. O goleiro Luis Carlos, se tiver condições, deve assumir a meta na vaga de Hugo.