Situação melhorando

Resultados da rodada permitem o Coritiba deixar a ZR diante do Sport

Empate com o Vasco foi importante para o Coritiba na briga contra a degola. Foto: Divulgação/Coritiba

Depois de amargar um jejum de nove partidas sem vencer e despencar na tabela, o Coritiba já vê a saída da zona de rebaixamento como uma meta que pode ser alcançada já na próxima rodada do Campeonato Brasileiro. Com os resultados do final de semana, deixar a zona da degola ficou matematicamente possível.

Apesar de alguns times que estão na parte debaixo da tabela terem vencido, casos de Chapecoense, Bahia, São Paulo e Avaí, os tropeços de Sport, Vitória e Ponte Preta facilitaram o caminho coxa-branca. No entanto, o Alviverde não depende apenas de si para que isso aconteça.

O Verdão precisa ganhar do Sport no próximo domingo (29), na Ilha do Retiro, e torcer para que dois destes três resultados aconteçam: o Avaí não vencer o Grêmio na Ressacada, a Ponte não ganhar do Corinthians no Moisés Lucarelli e o Vitória não ganhar do Atlético-GO no Barradão. Ou então, que só um desses resultados aconteça, desde que o Coxa ganhe em Recife por pelo menos dois gols de diferença, pois aí passaria o Sport no saldo de gols.

Confira a classificação completa do Brasileirão

A desvantagem do time alviverde é o fato de jogar fora de casa enquanto os concorrentes atuarão diante da sua torcida. Porém, a combinação da 30ª rodada já transformou a situação do Coritiba, que até então se via cada vez mais distante de deixar o Z4.

O fato de terem acontecido dois confrontos diretos (Bahia x Vitória e Ponte Preta x Avaí) facilitou, mas o resultado poderia ter sido pior em casos de vitórias de Vitória e Ponte Preta, que deixariam o Coxa em 18º, mas três pontos atrás do 16º, e não a dois como agora.