Série decisiva

Passada euforia pela classificação, Coxa volta a focar no Brasileirão

Jogadores já voltam aos treinamentos pensando no duelo contra o América-MG, segunda-feira. Foto: Albari Rosa

Classificado pela primeira vez para as quartas de final de um torneio oficial internacional, o Coritiba volta a pensar agora no Campeonato Brasileiro. O time coxa-branca terá pela frente agora uma sequência decisiva para as suas pretensões de permanecer na elite do futebol brasileiro. As próximas três partidas do Verdão serão contra América-MG, segunda à noite, no Couto Pereira, Internacional, em Porto Alegre, e Figueirense, novamente em casa.

Conseguir três grandes resultados contra essas equipes que também lutam na parte debaixo da classificação dará mais tranquilidade para o Alviverde poder focar nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Ainda não há uma confirmação, mas a tendência é de que o primeiro duelo contra o Atlético Nacional, da Colômbia, ocorra no dia 19 de outubro, no Couto Pereira.

Se conseguir, por exemplo, três vitórias nos três próximos jogos, o Coxa praticamente estará livre do risco de rebaixamento. Isto porque chegará aos 42 pontos e, assim, precisará fazer mais cinco em oito jogos.

Mais do que engordar os cofres do Coritiba – o clube embolsou mais 450 mil dólares (R$ 1,5 milhão) -, a classificação histórica diante do Belgrano, segundo o técnico Paulo César Carpegiani, pode trazer benefícios técnicos ao para a sequência do Brasileirão. E é justamente nisso que o treinador do Verdão aposta já para o duelo contra o América-MG, segunda-feira, às 21h, no Couto.

“Espero que esse reflexo seja positivo. Temos obrigação de ganhar, mas dentro da nossa casa não tem onda. Peço que a torcida seja o 12º jogador. Acho que vai estar presente, vai estar conosco. Antes de mais nada, nossa meta se chama América, na segunda à noite”, apontou o comandante alviverde.

Herói da classificação do Coritiba, o goleiro Wilson reforçou o discurso do treinador e destacou a sequência decisiva que o clube terá pela frente no Campeonato Brasileiro.

“A comemoração é curta por essa classificação histórica, já tem reapresentação e a gente vai voltar a pensar no Brasileiro. Temos jogos importantes pela frente, uma sequência de confrontos diretos onde a gente pode decidir a nossa vida no Campeonato Brasileiro. Felizmente, no segundo turno a gente teve uma reação muito boa, conseguiu se afastar um pouco da zona de rebaixamento e esperamos manter essa sequência boa e acabar de vez com essa agonia de estar próximo da ZR”, apontou o goleiro, em entrevista ao canal fechado Fox Sports.

Carpegiani dedicou a vitória ao torcedor coxa-branca que, na semana passada, fez uma grande festa no jogo de ida diante do Belgrano e espera ver o Couto Pereira lotado no duelo diante do América-MG.

“Na casa do adversário, com 60 mil pessoas, o time calou o estádio. Esse é o futebol que eu quero, que eu fico satisfeito. A torcida merecia a festa que proporcionou e queremos ela de volta. Reconquistamos a festa. Em casa, agora, vamos ter um pouco mais de seriedade e garra. A torcida em momento algum vaiou, com exceção de algumas vaias no final. Nós queremos dar essa alegria a ela. Nós dedicamos a nossa torcida, tudo que ela proporcionou”, finalizou o comandante alviverde.