Classificado!

Iago é herói de novo e Coxa vai pra fase internacional da Sul-Americana

Iago, Alan Santos e Marcelo lutam pela bola. E foi o jovem coxa quem fez o gol da classificação. Foto: Hugo Harada
Iago, Alan Santos e Marcelo lutam pela bola. E foi o jovem coxa quem fez o gol da classificação. Foto: Hugo Harada

O Coritiba está classificado para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Em uma jornada de superação e muita paciência, o time coxa-branca venceu o Vitória por 1×0, na tarde desta quarta-feira (31), no Couto Pereira e, por ter marcado um gol fora de casa, avançou de fase na competição internacional e vai enfrentar o vencedor do duelo argentino entre Estudiantes e Belgrano, que fazem o duelo de volta no dia 15 de setembro. O Verdão volta à campo somente na próxima quarta-feira (7), diante do Grêmio, às 21h45, pelo Brasileirão, mais uma vez no Alto da Glória.

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

Apesar de adotar uma postura totalmente defensiva, sobretudo pela vantagem adquirida na partida de ida, o Vitória criou as duas primeiras chances de marcar. Aos quatro minutos, José Welison cruzou, Marcelo cabeceou no canto e Wilson salvou. Na sequência do lance, Amaral mandou de fora da área, a bola desviou no meio do caminho e o goleiro alviverde fez outra boa defesa. A resposta do Verdão foi rápida. Aos 6 minutos, Neto Berola fez boa jogada, tocou para Benitez que, dentro da área, bateu no canto e Fernando Miguel salvou os visitantes.

Quando ensaiava uma pressão, o Coritiba perdeu o atacante Kléber, aos 10 minutos, novamente sentindo dores no pé. Com Iago no seu lugar, o Coxa perdeu um pouco a referência e voltou a assustar o time baiano somente aos 29 minutos. Depois do lançamento de Juan, Neto Berola apareceu livre, mas bateu para fora.

Com o Vitória cada vez mais recuado, o time coxa-branca, com mais posse de bola durante toda a etapa inicial, passou a encontrar espaços na defesa baiana para buscar o primeiro gol. Aos 39, depois da jogada de Iago pela esquerda, Raphael Veiga, dentro da área, chutou de primeira e acertou a rede por fora. Um minuto depois, Neto Berola cruzou, a zaga do time baiano parou e Luccas Claro, na cara do gol, desperdiçou a última chance do primeiro tempo.

Com Bernardo no segundo tempo, o Coritiba foi para cima do retrancado Vitória nos 45 minutos finais. Aos 6 minutos, Neto Berola recebeu lançamento de Alan Santos, cruzou e Diogo Mateus tirou dos pés de Iago, dentro da pequena área. Aos 17, o time coxa-branca chegou perto de marcar. Raphael Veiga cruzou, Juninho subiu mais alto que a zaga, cabeceou e Fernando Miguel marcou.

Com Carlinhos no lugar de Alan Santos, o Coxa passou a ter apenas um volante em campo e, assim, Juan passou a atuar no setor de criação. Apesar de ficar mais ofensivo, o Coritiba, pelo menos tocando a bola, não conseguia furar a retranca do time baiano. Insistente, o Verdão foi premiado aos 35 minutos. Depois do bate-rebate na entrada da área, a bola sobrou para Iago, que chutou de primeira e abriu o placar no Couto Pereira.

O desespero mudou de lado. O Vitória, que antes era só defesa, passou a procurar mais o ataque na reta final da partida.  Aos 40 minutos, depois do escanteio cobrado por Marinho, Serginho cabeceou com perigo e a bola saiu por pouco. Desordenado, o rubro-negro baiano foi para o tudo ou nada, mas sem sucesso, não evitou a classificação do Coxa para a próxima fase da Copa Sul-Americana. O Cori voltará a jogar na Argentina depois de 12 anos – a última vez foi na Libertadores de 2004, contra o Rosario Central.

Ficha técnica

COPA SUL-AMERICANA
1ª Fase – Jogo de Volta

Coritiba 1×0 Vitória

Coritiba
Wilson; Benitez, Luccas Claro, Juninho e Juan; Amaral (Bernardo), João Paulo, Alan Santos (Carlinhos) e Raphael Veiga; Neto Berola e Kléber (Iago).
Técnico: Paulo César Carpegiani

Vitória
Fernando Miguel; Diogo Mateus, Victor Ramos, Ramon e Diego Renan; Amaral (David), José Welison (Flávio), Marcelo e Cárdenas (Serginho); Kieza e Marinho.
Técnico: Vagner Mancini

Local: Couto Pereira
Árbitro: Carlos Orbe (EQU)
Assistentes: Luis Vera (EQU) e Juan Macias (EQU)
Gols: Iago 35 do 2º
Cartões amarelos: Juan, Raphael Veiga (COR); Marcelo, Marinho (VIT)
Público pagante: 4.032
Público total: 5.228
Renda: R$ 90.330,00