Craque se faz em casa

Grande aposta do Coritiba em 2018, base compõe mais da metade do elenco

Da nova leva da base, Mosquito é a grande aposta do Coritiba. Foto: Daniel Caron

No processo de reformulação que está passando neste início de temporada, o Coritiba quer também voltar a ser um grande revelador de talentos para o futebol. A chance, neste começo de ano, é grande de o clube voltar a ter esse status. Com jogadores remanescentes, que voltaram de empréstimo ou que subiram das categorias de base, o Verdão tem, atualmente, nada menos do que 64% do seu elenco formado no próprio Alviverde. Ou seja, dos 31 jogadores que o técnico Sandro Forner tem à disposição, 20 foram revelados pelo clube.

Neste cenário, o Coxa, até para diminuir a sua folha de pagamento (houve uma redução de 60% com relação a dezembro), vai dar oportunidade para os jogadores mais jovens mostrarem seu valor na disputa do Campeonato Paranaense. Por isso, o clube contratou apenas dois reforços e, por enquanto, definiu seu elenco para o começo da temporada. Filosofia apoiada pelo treinador, que era o comandante do time sub-20 e conhece bem esses garotos.

“Nesse primeiro momento, vamos começar com esse elenco, para a gente poder dar chance para esses meninos. Se sair contratando um monte agora, não tem espaço para colocar esses jogadores. Os jogadores que estão aqui têm condições de estar aqui”, apontou.

Aos 28 anos, Ruy também foi revelado no Coxa, mas é de uma outra geração. Foto: Daniel Caron
Aos 28 anos, Ruy também foi revelado no Coxa, mas é de uma outra geração. Foto: Daniel Caron

O setor do Coritiba que terá mais jogadores oriundos das categorias de base será a defesa. 12 atletas que foram revelados pelo clube fazem parte do time principal. Além do goleiro Arthur, os laterais Léo Andrade e Marcos Moser, os zagueiros Romércio e Thalisson Kelven, que disputaram o último Brasileiro sub-20, outros jogadores revelados na base em outros anos permanecem no clube.

O torcedor verá novamente em ação os goleiros Rafael Fachin e Rafael Martins, os zagueiros Geovane e Walisson Maia e os laterais Rodrigo Ramos e Henrique Gelain. Todos eles já estavam no Alviverde no ano passado.

Julio Rusch era o capitão do sub-2o em 2017 e já atuou em uma partida do profissional, em 2016. Foto: Daniel Caron
Julio Rusch era o capitão do sub-2o em 2017 e já atuou em uma partida do profissional, em 2016. Foto: Daniel Caron

O meio-campo terá cinco jogadores revelados na base do Coritiba. Os volantes Júlio Rusch e Vitor Carvalho subiram recentemente do sub-20 e juntam-se aos meias Kady, Yan Sasse, Thiago Lopes e Ruy, que já integraram o time principal em outros anos. Ruy, inclusive, já com seus 28 anos, é oriundo da base alviverde, mas passou por outros times do Estado antes de retornar ao Verdão no segundo semestre de 2015.

Por fim, o setor ofensivo terá três crias da base. Evandro e Guilherme Parede retornaram de empréstimo e vão buscar, em 2018, novas oportunidades. Mas a grande esperança da comissão técnica está em Mosquito. O jogador, inclusive, no primeiro esboço de time colocado nos treinos por Sandro Forner, apareceu entre os titulares.

Mas, principalmente com esses jogadores que estão subindo agora, o treinador pede paciência ao torcedor do Coritiba. “Eles vão ter a chance deles. A gente sabe como eles jogam, estiveram comigo e conhecem meu trabalho, a forma de jogar. Quando eles tiverem jogando, tiverem a chance, se por acaso fizerem um jogo ruim, não achar que o jogador não serve. Tem que ter critério, calma, para, nos momentos apropriados, eles possam estar mostrando o potencial deles”, concluiu o técnico.