'Cria' da casa

Especialista em desempenho, Augusto de Oliveira deve ser o novo diretor do Coritiba

Augusto Oliveira foi dispensado do Coxa esse ano. Foto: Divulgação/Coritiba

O Coritiba continua a reestruturação do seu departamento de futebol e, apesar da urgência dessa definição, a diretoria tem feito tudo com cautela e segue entrevistando profissionais. No entanto, Augusto de Oliveira, que estava como gerente de futebol do clube, ao lado do diretor Alex Brasil, permanece no Coxa e fará parte desta reformulação, mas a diretoria ainda não definiu em qual função exatamente.

Aos 33 anos, Oliveira chegou ao Alviverde quando o Vilson Ribeiro de Andrade estava na presidência, em 2012. Começou como observador técnico, trabalhava com as escolinhas de futebol e fazia a transição desses jogadores para as categorias base. Depois, passou pela coordenação da base e coordenação do Unific (Unidade de Informação, Formação e Inovação do Coritiba).

Ele é reconhecido como uma referência no mercado de análise de desempenho e scout, tanto que recebeu propostas do Liverpool, da Inglaterra, para ser o líder de scout do clube no Brasil. Por já ter passado por todas as etapas dentro do Coritiba, Augusto deve continuar entre os profissionais da linha de frente do futebol.

“Ele já vem nos ajudando nesse processo de estruturação. Pode ser que dentro da nossa análise, da decisão conjunta da diretoria, em função até de outros profissionais que vamos analisar e entrevistar, pode ser que ele venha a ocupar uma posição importante no futebol”, disse o presidente Samir Namur, sobre o trabalho de Oliveira, em entrevista à Rádio Transamérica.

O dirigente foi peça importante na estruturação do Unific, que é o setor de inteligência do clube, que engloba as funções de observação, captação e transição de atletas em cada categoria. Na nova gestão, o Unific será muito valorizado e participará das tomadas de decisão. Com isso, Augusto Oliveira cuidará mais do mercado, das negociações diretas para contratações e renovações.

Ficará responsável também por aplicar a filosofia do clube na montagem da equipe. A nova gestão ainda trará mais uma pessoa para o cargo de gerente de futebol para fazer a ponte entre dia a dia da comissão técnica e jogadores com a diretoria. A aposta para essa função é em alguém com perfil mais boleiro, como um ex-atleta, por exemplo.

“Continuamos buscando outro profissional, até para dividir algumas funções. Fizemos várias entrevistas e acabou ficando faltando uma entrevista, com um profissional muito bom, de quem esperamos um bom retorno. Na semana que vem esperamos anunciar esse profissional junto com o Augusto, e explicar ao torcedor quais funções eles vão dividir dentro do departamento de futebol”, completou Namur, em entrevista à Rádio Coxa.