Sul-Americana

Coxa faz o grande jogo da temporada contra o campeão da Libertadores

A expectativa é do maior público do ano no Alto da Glória. Foto: Hugo Harada
A expectativa é do maior público do ano no Alto da Glória. Foto: Hugo Harada

Em queda de rendimento no Campeonato Brasileiro e mais próximo da zona de rebaixamento, o Coritiba vira a chave e vai tentar hoje, às 21h45, no Couto Pereira, diante do Atlético Nacional da Colômbia, largar em vantagem nas quartas de final da Copa Sul-Americana. O adversário é nada menos do que o atual campeão da Libertadores da América e, para buscar a vitória e levar a vantagem para o duelo da volta, semana que vem, em Medellín, o Coxa deixa pra trás o momento de instabilidade no Brasileirão e vai tentar reencontrar o grande futebol apresentado recentemente na temporada.

Uma vitória contra o Nacional, mais do que significar uma vantagem para a partida de volta, na Colômbia, pode fazer o time retomar a confiança no Campeonato Brasileiro. O Verdão, que planejava chegar neste compromisso contra os colombianos já bem distante da zona de rebaixamento, está apenas dois pontos a frente do Vitória, primeiro time na área de risco da competição nacional.

“Claro que influencia (uma vitória). Falo desde o início da Sul-Americana, ainda na primeira fase, que é sempre bom ganhar. A gente ganhando reencontra o caminho dos gols, que a gente está tendo dificuldades e os jogadores vão adquirir a confiança. Então, a vitória é importante não só por causa da Sul-Americana, para ter uma vantagem para o jogo da volta, mas também para a sequência no Brasileiro, já que enfrentamos o Fluminense, no domingo, dentro de casa”, apontou o goleiro Wilson.

A classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana conquistada diante do Belgrano, na Argentina, além de ter entrado para a história do Verdão e de ter resgatado o orgulho do torcedor coxa-branca, trouxe lições para a equipe alviverde, principalmente no duelo de ida. No primeiro jogo contra os argentinos, o Coritiba perdeu por 2×1, no Couto Pereira e quase deixou escapar a classificação.

“No primeiro jogo contra o Belgrano, em casa, a gente deixou muito a desejar, sentiu um pouco essa ansiedade, a pressão do estádio lotado e o próprio time deles conseguiu um gol no início. Isso acabou dificultando, mas no jogo de volta teve essa entrega, essa concentração maior e conseguimos a classificação. Agora tem que ser da mesma maneira. É uma equipe muito mais qualificada. Pelo Vitória, em 2014, fomos eliminados por eles nas oitavas de final e tínhamos um time na época inferior tecnicamente com relação ao que a gente tem aqui. Não conseguimos a classificação por causa de um erro da arbitragem. A base da equipe deles é a mesma daquela época e isso mostra que não tem nada impossível. Vamos fazer o nosso melhor, impondo nosso jogo para poder buscar a classificação”, lembrou Wilson.

Para encarar o Atlético Nacional, o técnico Paulo César Carpegiani terá os retornos do lateral-direito Benítez e do zagueiro Nery Bareiro, que cumpriram suspensão no Atletiba, pelo Campeonato Brasileiro. Os dois deverão recuperar suas posições na equipe titular e, assim, Dodô e Walisson Maia, que não atuaram bem no clássico, voltam para o banco de reservas.

Com isso, o zagueiro Juninho deve ser mantido na esquerda e, no meio, Juan deve jogar mais recuado e formar a contenção ao lado de João Paulo. Com isso, Raphael Veiga deve ser o armador do time coxa-branca e, no ataque, o trio ofensivo deve voltar a ser formado pelos atacantes Iago, Leandro e Kazim. O atacante Kléber, que voltou a treinar nos últimos dias, está passando por uma readaptação física e deve ficar à disposição para o duelo contra o Fluminense, domingo, pelo Brasileirão.

Ficha técnica

COPA SUL-AMERICANA
Quartas de final – Jogo de ida

Coritiba x Atlético Nacional

Coritiba
Wilson; Benítez, Luccas Claro (Juninho), Nery Bareiro e Juninho (Juan); João Paulo, Juan (Edinho ou Amaral) e Raphael Veiga; Leandro, Iago e Kazim.
Técnico: Paulo César Carpegiani

Atlético Nacional
Armani; Bocanegra, Aguilar (Henriquez), Miller (Nájera) e Farid Díaz; Arias, Guerra e Macnelly Torres; Ibarguen, Berrio e Borja.
Técnico: Reinaldo Rueda

Local: Couto Pereira
Horário: 21h45
Árbitro: Roberto Tobar (Fifa-CHI)
Assistentes: Carlos Astroza (Fifa-CHI) e Claudio Rios (Fifa-CHI)