Novos ares

Coritiba tem novo rumo sob o comando de Eduardo Baptista

Eduardo Baptista já ganhou a confiança do elenco. Foto: Albari Rosa.

O técnico Eduardo Baptista, contratado para substituir Sandro Forner e dar um novo rumo ao Coritiba na luta pelo acesso à primeira divisão, completa amanhã um mês de trabalhos no clube. Em campo, conseguiu colocar o time coxa-branca mais competitivo na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro e, não à toa, o Verdão pegou o elevador e, hoje, está colado no G4 da competição nacional.

O treinador, sobretudo, conseguiu dar conjunto ao time. Conseguiu dar uma identidade ao Coritiba. Algo que não havia acontecido até então, já que o time coxa-branca, sob o comando do técnico Sandro Forner, não conseguiu ter uma boa atuação sequer no primeiro trimestre deste ano.

Talvez o grande mérito do técnico Eduardo Baptista até agora seja conseguir recuperar alguns jogadores que não haviam dado a resposta esperada neste ano. Por isso, o Coritiba não tem um time titular definido, especialmente do meio para frente, mas os jogadores que estão saindo do banco estão conseguindo mudar as histórias das partidas e ajudando a equipe alviverde a somar pontos importantes na Série B do Brasileiro.

Um desses casos é o meia Yan Sasse. O jogador, esquecido por muitas vezes na era Sandro Forner e depois de quase deixar o Coritiba no início da temporada, fez os gols das vitórias contra Criciúma e Brasil de Pelotas, no Couto Pereira, e ganhou de vez a titularidade do time coxa-branca.

“Sempre trabalhei forte no Coritiba. Sempre trabalhei pensando no Coritiba, em um dia poder ajudar. Graças a Deus nesse momento consegui fazer dois gols importantes, estou feliz com esse momento e espero aproveitar ao máximo essa chance na equipe titular”, apontou o camisa 70 alviverde.

O técnico Eduardo Baptista, inclusive, ao que parece, já ganhou a confiança do elenco do Coritiba. O lateral-direito Leandro Silva, que teve a sua contratação recomendada pelo comandante alviverde, elogiou o treinador e confia que o trabalho dará bons frutos ao time coxa-branca na Série B do Brasileirão.

“O Eduardo (Baptista) vem de uma escola importante, muito conhecida, do pai dele (Nelsinho Baptista), conhece muito essa área do futebol, estuda muito. É um cara que admiro faz tempo, desde quando surgiu no Sport. É um cara que eu me espelho muito nos trabalhos dele. Então, passa segurança não só para mim, mas para todo o elenco. Todo o elenco está feliz com o trabalho dele e só tem a acrescentar e a dar frutos maiores para nós”, reforçou o ala coxa-branca.

“Acho que não só para mim, mas todos, desde que ele chegou, ele mostrou a todos que são importantes no time. É um cara que gosta de trabalhar bastante, incentivador e chegou aqui dando moral para todos. Acho que grande parte do elenco tem tudo para poder ajudar na nossa caminhada no campeonato”, emendou Yan Sasse.

Confira a tabela e a classificação da Série B!

Além do meia Yan Sasse, o técnico Eduardo Baptista conseguiu recuperar outros jogadores, todos do ataque. Os atacantes Pablo e Guilherme Parede, que estavam caminhando para o esquecimento dentro do elenco do Coritiba, entraram bem na equipe e, inclusive, decidiram jogos neste início de Série B. Além deles, o atacante Rafhael Lucas, que voltou de empréstimo do Inter de Lages, entrou no último jogo contra o Brasil de Pelotas, foi bem e também deve ganhar espaço na sequência do ano.

“Aí fica bem claro que todos os jogadores são importantes, independentemente dos onze que iniciam os jogos. Às vezes, quem entra vai decidir. Como aconteceu comigo, com o Guilherme Parede contra o Oeste, que entrou para fazer o gol de empate. Todos têm a importância dentro do grupo”, concluiu o armador coxa-branca.