Crise

Coritiba sai na frente, mas toma virada do Botafogo e se afunda na ZR

Jonas disputa a jogada com Gilson. Foto: Daniel Caron

O Coritiba está se complicando cada vez mais na briga para escapar do rebaixamento. Em um jogo bastante movimentado e cheio de alternativas, o time coxa-branca errou demais na defesa, perdeu para o Botafogo por 3×2, na tarde deste domingo (24), no Estádio Couto Pereira, permaneceu com 27 pontos e na antepenúltima posição na classificação do Campeonato Brasileiro. O Coxa agora, ainda mais afundado na zona de rebaixamento, terá dois jogos seguidos fora de casa contra Bahia e Corinthians.

Veja como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

Na zona de rebaixamento e em crise, o Coritiba fez um bom primeiro tempo. O técnico Marcelo Oliveira apostou na entrada do meia Tiago Real e, na etapa inicial, deu certo. O jogador cumpriu bem seu papel e quase marcou aos 15 minutos. Rildo cruzou e o camisa 8, de cabeça, assustou o goleiro Gatito Fernandez. O Botafogo, bem postado na defesa, quase marcou dois minutos depois. Em contra-ataque rápido, Arnaldo serviu Roger que, na cara do gol, mandou para fora.

Com dificuldades para sair da marcação do Botafogo e apostando muito nas bolas alçadas na área, o Coritiba teve a chance de abrir o placar aos 31 minutos. Rildo cruzou e a bola bateu na mão de Rodrigo Lindoso dentro da área. Mas pênalti não é o forte do Coxa neste Brasileirão. Thiago Carleto bateu e Gatito Fernandez defendeu. Mas logo depois, o lateral alviverde se redimiu, cobrou bem a falta e Werley abriu o placar de cabeça.

O gol do Coritiba foi suficiente para o Botafogo abandonar a postura defensiva e arriscar mais no ataque. Mas deu, assim, mais espaços para o Verdão. Aos 42, Carleto fez boa jogada, cruzou e Henrique Almeida quase marcou. Na sequência, o camisa 91, de fora da área, quase fez um golaço. O time carioca respondeu já nos acréscimos. Arnaldo cruzou, Bruno Silva cabeceou e Wilson fez grande defesa.

O Coritiba esqueceu no vestiário o bom futebol apresentado no primeiro tempo. Muito também pela postura mais agressiva do Botafogo no segundo tempo. O time carioca precisou de apenas 11 minutos para empatar o jogo. João Paulo cobrou falta, a zaga alviverde falhou e Roger marcou de cabeça.

Imediatamente o técnico Marcelo Oliveira apostou na entrada do meia Rafael Longuine, mas foi o time visitante que chegou ao gol. E novamente na falha da defesa do Coritiba. Aos 19 minutos, Bruno Silva cruzou e Guilherme, livre, mandou para o gol e virou a partida. Perdido em campo, o Coxa acusou o golpe e não tinha força para reagir em campo.

O prejuízo só não foi maior para o Coritiba porque o goleiro Wilson, sempre ele, passou a aparecer bem. Aos 26, em contra-ataque rápido, Guilherme cruzou, Bruno Silva chutou e o goleiro alviverde fez boa defesa. Na cobrança do escanteio, Joel Carli cabeceou e Wilson fez outra grande defesa.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

Com Iago e Keirrison, o Coritiba aumentar seu poder de fogo, mas ainda tinha problema na criação das jogadas. Aos 36, o Verdão chegou perto do empate. Thiago Carleto cobrou falta e Gatito Fernandez fez boa defesa. Mas um minuto depois não teve jeito. O lateral alviverde, de falta, encheu o pé, fez um golaço, empatou e colocou fogo no jogo.

Quando a torcida, que já protestava, passou a apoiar, o Coritiba falhou de novo e tomou o terceiro gol um minuto depois. Na bola levantada na área, a defesa do Coxa falhou novamente e João Paulo recolocou o Botafogo em vantagem. A pressão, então, voltou novamente para o lado do Verdão, que foi com tudo para o ataque. Sobrou transpiração, mas faltou inspiração e o time alviverde amargou mais uma derrota dentro do Couto Pereira neste Brasileirão.