Xô, fantasma!

Coritiba quer apagar histórico recente de finais do Campeonato Paranaense

“Jogadores, comissão técnica, diretoria e clube só pensam neste objetivo, que é a conquista do título”, avisa Pachequinho. Foto: Albari Rosa

Sem conquistar o Campeonato Paranaense desde 2013, o Coritiba chegou à decisão do Estadual deste ano depois de eliminar o Cianorte, anteontem, no Couto Pereira e terá mais uma vez o Atlético pela frente. A exemplo do que aconteceu nos últimos dois anos, o Verdão terá a chance de decidir o título no estádio Couto Pereira. Dentro de casa, está invicto no torneio, mas não teve um bom retrospecto nas últimas temporadas, quando chegou na fase decisiva da competição.

Assim, o clássico Atletiba decisivo do Campeonato Paranaense deste ano pode ser uma boa oportunidade para o Coritiba exorcizar qualquer fantasma que assombre o clube pelos fracassos registrados nas últimas temporadas na disputa do Estadual. O Coxa, que optou por não participar da Primeira Liga e já foi eliminado da Copa do Brasil, pode salvar seu semestre com a conquista do título paranaense.

O Coritiba, depois de conquistar, em 2013, o título do Estadual contra o time sub-23 do Atlético, no Couto Pereira, colecionou sucessivos insucessos no Couto Pereira. No ano seguinte, o Verdão sequer chegou à final. No Alto da Glória, o Coxa foi eliminado pelo Maringá ao empatar em 1×1 a partida de volta depois de perder o duelo de ida por 2×1.

Nas duas últimas temporadas, o Coritiba chegou à final, mas viu seus concorrentes comemorarem os títulos dentro da sua casa. Em 2015, perdeu para o Operário, em Ponta Grossa, por 2×0 e, no Couto Pereira, foi humilhado e goleado por 3×0 pelo time dos Campos Gerais. No ano passado, o Coxa teve um roteiro parecido. Desta vez, foi goleado por 3×0 pelo Atlético, na Arena, e viu seu grande rival levantar o caneco no Alto da Glória ao sofrer nova derrota, desta vez por 2×0.

O técnico Pachequinho, que já vestiu a camisa do Coritiba, mas pela primeira vez vai decidir o Campeonato Paranaense como treinador, acredita que o bom trabalho realizado até agora foi recompensado com essa vaga na final do Estadual. Pode ser também a consagração do comandante coxa-branca, que pegou uma equipe desacreditada e aumentou significativamente a sua produtividade durante a competição.

“Para nós, o Campeonato Paranaense, desde a época em que eu jogava, sempre teve uma grande importância. E nós vamos tratar desta forma. Jogadores, comissão técnica, diretoria e clube só pensam neste objetivo, que é a conquista do título. Vamos respirar esta competição, vamos respirar esta decisão. Chegar na final é coroar um bom trabalho. A final pode ter um ou outro vencedor e isso faz parte. Mas o objetivo maior das equipes é chegar na final e conquistar os títulos. Estamos muito felizes, sonhamos e vamos buscar este título”, frisou Pachequinho.

A conquista do título do Campeonato Paranaense poderá ser decisiva para a permanência do técnico Pachequinho no comando do Coritiba. A diretoria coxa-branca, porém, independentemente do resultado na final do Estadual, deverá manter o treinador no cargo, já que há uma confiança muito grande no seu trabalho por parte dos cartolas, mas também do elenco alviverde.