Adeus!

Coritiba perde para o ASA e é eliminado da Copa do Brasil em pleno Couto Pereira

Ataque coxa-branca, de Kléber, não conseguiu balançar as redes. Foto: Albari Rosa

O Coritiba está eliminado da Copa do Brasil. Desorganizado e sem alguma inspiração ofensiva, o time perdeu para o ASA por 2×0, na noite desta quinta-feira (23), no Estádio Couto Pereira. O resultado eliminou a equipe, que deixou o gramado sob os protestos do torcedor. O Verdão, que agora terá apenas o Paranaense e o Brasileirão pela frente na temporada, volta a campo no clássico contra o Atlético, na próxima quarta-feira (1), na Arena da Baixada, pelo Estadual.

Diante de um adversário retrancado, o Coritiba foi com tudo para o ataque no começo do jogo. O primeiro gol quase veio aos 2 minutos. Carlinhos cobrou falta e o goleiro Luis Cetin fez grande defesa. O time alviverde, mesmo com mais posse de bola, apresentou os mesmos problemas ofensivos de sempre. O setor de criação, desta vez com os jovens meias Kady e Thiago Lopes, praticamente não existiu no primeiro tempo.

Apesar de ter muitas dificuldades no meio de campo, o Coxa buscou pressionar o ASA na reta final do primeiro tempo. Aos 30, Juninho assustou de cabeça. Seis minutos depois, de fora da área, o estreante Jonas, de fora da área, arriscou, a bola desviou e por pouco não entrou.

O time coxa-branca, sem organização e com dificuldades para furar a retranca do ASA, seguiu pressionando. Aos 41, Henrique Almeida recebeu na área, girou, mas chutou fraco. O time alagoano, então, aproveitando os espaços e os contra-ataques, chegou pela primeira vez aos 41 minutos, mas a cabeçada de Leandro Kivel passou por cima. Aos 45, a equipe visitante conseguiu abrir o placar. Depois da cobrança de escanteio, a defesa alviverde parou e o zagueiro Eron, livre, cabeceou no canto e fez o primeiro.

Etapa final

Com Iago na vaga de Kady, o Coxa ganhou em ofensividade, mas seguiu com os mesmos problemas no setor de criação. Com o ASA cada vez mais retrancado, o time tinha que encontrar alternativas para tentar o empate. Foi isso que Iago tentou. Aos 8, o camisa 7 arriscou de fora e quase marcou um golaço. O time alagoano respondeu a altura com Nata, que bateu de longe e a bola acertou a trave depois da defesa de Wilson.

O passar do tempo deixava a torcida impaciente e o time, em campo, mais nervoso. O Verdão melhorou um pouco depois da entrada do atacante Léo Santos. Porém, a equipe seguia com problemas para criar os lances de perigo. Aos 24, o Coritiba chegou com perigo em cobrança de falta de Carlinhos, mas Kléber cabeceou por cima e assustou Luis Cetin.

O jogo ganhou em dramaticidade. Antes mesmo do apito final do árbitro o torcedor alviverde já protestava nas arquibancadas. Dentro de campo, a equipe coxa-branca seguia nervosa e sem nenhuma inspiração para furar a retranca do ASA.

Nos minutos finais, na base do abafa, o Coritiba foi com tudo em busca do empate. O desespero tomou conta do time de Carpegiani, mas a situação poderia ficar pior. Aos 48, de falta, Leandro Kivel cobrou falta no ângulo, definiu a vitória e o primeiro vexame do Verdão em 2017.

Ficha Técnica

2ª Fase – Jogo único

Coritiba 0x2 ASA-AL

Coritiba
Wilson; Werley (Fabrício), Walisson Maia, Juninho e Carlinhos; Jonas, Kady (Iago) e Thiago Lopes; Neto Berola (Léo Santos), Henrique Almeida e Kléber.
Técnico: Paulo César Carpegiani

ASA
Luís Cetin; Douglas Gonçalves, Eron , André e Airton; Nata, Mazinho, Leanderson (Alisson) e Doda (Diego Palhinha); Téssio (Júnior Mandacaru) e Leandro Kivel.
Técnico: Maurílio Silva.

Local: Estádio Couto Pereira – Curitiba (PR)
Árbitro: Paulo Schleich Vollkopf (MS)
Assistentes: Leandro dos Santos Ruberdo (MS) e Cicero Alessandro de Souza (MS)
Gols: Eron, 45 do 1º; Leandro Kivel, 48 do 2º
Cartões amarelos: Henrique Almeida, Jonas (COR); Leandro Kivel, Doda, Mazinho, Diego Palhinha (ASA)
Público pagante: 5.163
Público total: 5.563
Renda: R$ 74.385,00