FORÇA CASEIRA

Coritiba não tem repetido os momentos de glória no Couto Pereira

Pouco mais de quatro mil torcedores compareceram ao Couto contra o Atlético-GO. Foto: Albari Rosa.

Jogar no Couto Pereira, em outros tempos, sempre foi problema para os adversários. Nos últimos anos, porém, o Coritiba parece ter perdido sua força no Alto da Glória e esse rendimento ruim dentro dos seus domínios foi um dos fatores determinantes para a queda à segunda divisão no Brasileirão do ano passado. Neste ano, quando tem o objetivo principal de retornar à elite, o ‘fator Couto‘ precisa voltar a fazer a diferença, assim como aconteceu na semana passada, na vitória do time sobre o Atlético-GO por 1×0 e que marcou a conquista dos primeiros três pontos na Série B do Campeonato Brasileiro.

O técnico Eduardo Baptista, contratado na semana passada para substituir Sandro Forner, já avisou que o Coritiba vai assumir o protagonismo dentro da Série B e colocará o Coxa em campo para atuar de maneira mais agressiva. O volante Vinicius Kiss acredita que no duelo de sexta-feira, diante do Criciúma, às 21h30, no Couto Pereira, o time alviverde tem que mostrar essa imposição para somar sua segunda vitória na segunda divisão.

“O Coritiba é o time grande da divisão. Todos esperam que o clube suba e que, se possível, suba com o título. A gente entende essa responsabilidade de alcançar o acesso. Precisamos assumir isso, vencer em casa e buscar os pontos fora. É mais um jogo importante onde temos que nos impor como foi diante do Atlético-GO, ser mais agressivo, com mais organização e sendo letal nas chances criadas”, cravou o jogador, que vai atuar improvisado na lateral-direita diante do tigre catarinense.

O Coritiba, neste ano, falhou na missão de tentar voltar a ser forte jogando no Couto Pereira. Nos dez jogos que realizou dentro de casa em duelos pelo Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e uma partida pela Série B, o Coxa conseguiu apenas quatro vitórias, três empates e três derrotas, totalizando aproveitamento de apenas 50%. Foram dez gols marcados e dez gols sofridos.

Para o meia Jean Carlos, o fator casa é fundamental na luta pelo acesso à primeira divisão. No entanto, somente fazendo grandes jogos no Couto Pereira é que o Coritiba conseguirá trazer o torcedor alviverde para o seu lado para, assim, ter um forte aliado nos jogos dentro de casa na segundona.

Eduardo Baptista comanda treinamento nesta segunda-feira. Foto: Divulgação/Coritiba.
Eduardo Baptista comanda treinamento nesta segunda-feira. Foto: Divulgação/Coritiba.

“O fator casa é muito importante. Ter a torcida do nosso lado. Temos que conquistar jogo a jogo, para ter a confiança de novo. Dentro da nossa casa não podemos perder ponto nenhum. Em casa, os adversários têm que suar sangue para tirar ponto da gente e vamos fazer de tudo para não deixar isso acontecer”, frisou o armador alviverde.

Ainda segundo Jean Carlos, o Coritiba, caso consiga emplacar a segunda vitória seguida na Série B diante do Criciúma, trará novamente o torcedor alviverde para o seu lado. O jogador garantiu que o elenco alviverde sabe da responsabilidade de conquistar o acesso à primeira divisão já neste ano.

“Todo time grande tem essa pressão. Então, temos que voltar o mais rápido possível para a Série A. Temos a consciência disso. Vamos buscar isso, também queremos e é importante para o clube. Para nós também é, pela renovação de contrato que a gente sempre busca. Vamos trazer o torcedor para a gente e acredito que ele vai nos abraçar. Vamos buscar isso jogo a jogo e conseguindo trazer a torcida para o nosso lado será muito importante na nossa caminhada”, concluiu Jean Carlos.