Jogo a jogo

Coritiba não faz planos de longo prazo no Brasileirão

O segredo pra arrancada do Coxa, segundo Thiago Carleto, é pensar em uma partida de cada vez. Foto: Jonathan Campos

O Coritiba não fez o primeiro turno dos sonhos do torcedor no Campeonato Brasileiro deste ano. Até começou bem, lutou na parte de cima nas sétimas primeiras rodadas, mas caiu muito de produção. Mesmo assim, as duas últimas vitórias conquistadas contra São Paulo e Chapecoense amenizaram um pouco a situação do Verdão, que terminou a primeira parte da competição nacional com 25 pontos e na metade de cima da classificação. A retomada do bom momento do time alviverde pode fazer o Coxa mudar seu rumo no torneio e voltar a sonhar com uma vaga na Libertadores da América do ano que vem.

Mas apesar da boa expectativa que o Coritiba conseguiu criar com as duas vitórias seguidas conquistadas na reta final do primeiro turno, sobretudo depois que o técnico Marcelo Oliveira assumiu o time coxa-branca, o lateral Thiago Carleto prefere pensar jogo a jogo. O jogador, que atuou no setor de criação diante da Chapecoense e teve um bom desempenho, garantiu que o pensamento está em vencer o Atlético-GO, neste sábado, em Goiânia.

“Começamos bem o Brasileiro. Foi a melhor campanha no turno dos últimos três anos. Pensar em algo agora a gente estaria um pouco ansioso. O pensamento agora é que a gente tem uma final no sábado. Estamos pensando jogo a jogo. Já vivemos os dois lados. Esteve em cima, embaixo e agora no meio. O que pensar agora? Pensar no próximo jogo, em somar pontos, que aí sim vai me dizer onde vou estar (na tabela). Vamos jogo a jogo. Cada jogo será uma final. É assim que o grupo tem encarado, não almejando um objetivo alto, a não ser o próximo jogo. Estamos focados no Atlético-GO. O próximo objetivo é sempre o próximo jogo”, apontou Carleto.

Para o jogador, uma das lições tiradas pelo Coritiba no primeiro turno do Campeonato Brasileiro foi a quantidade de pontos perdidos dentro do Couto Pereira. Se não fossem as vitórias conquistas fora de casa, o Verdão fatalmente estaria afundado na zona de rebaixamento. Por isso, Carleto espera que o Coxa possa voltar a ser forte jogando ao lado do torcedor alviverde.

“A gente sabe que a nossa força no Couto tem que ser muito grande. Sempre foi. O Coritiba sempre teve o Couto como seu aliado. Vir jogar no Couto Pereira sempre foi muito difícil. Tivemos alguns tropeços em casa, o que nos custou estar em um lugar mais alto na tabela. Não podemos perder essa força dentro do Couto. Perdemos pontos em casa e que, graças a Deus com essa duas vitórias conseguimos terminar o primeiro turno no meio da tabela. Aprendemos muito com as derrotas em casa. A gente é muito forte em casa e nesse domingo reconquistamos isso. Fica isso de lição para o segundo turno e não podemos ter tropeços em casa”, disparou Carleto.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

O zagueiro Márcio reforçou o discurso de Thiago Carleto e reforçou a importância do Coritiba voltar a ser forte dentro de casa. “Dentro de casa temos que somar pontos. Não fomos bem dentro de casa no primeiro turno, mas roubamos pontos fora. Para o próximo turno que entra, temos que pontuar em casa e buscar pontos fora de casa também”, acrescentou o defensor coxa-branca, que confia em um bom desfecho do Coritiba neste Campeonato Brasileiro.

LEIA MAIS: Tribuna escolhe os melhores e os piores do primeiro turno do Brasileirão!

“O pensamento é esse, é buscar algo bom. Acho que o pensamento agora é jogo a jogo. Com esses dois jogos, saímos da zona lá debaixo e agora conseguimos ficar lá em cima. Tem que manter assim, nessa pegada, que com certeza no final do ano vai ter algo bom para nós. Vamos em busca disso”, concluiu Márcio.