Queda livre

Coritiba não consegue escapar do “manual do rebaixamento”

Carleto cobra o pênalti e Gatito defende. Foto: Daniel Caron

O Coritiba está cumprindo a risca o manual de time que é rebaixado à segunda divisão. O Verdão não consegue ser regular, não consegue jogar bem um jogo inteiro e foi assim que o time de Marcelo Oliveira perdeu por 3×2 para o Botafogo, na tarde deste domingo (24), no Couto Pereira. Com um bom primeiro tempo, mas com os 45 minutos finais desastrosos, o time coxa-branca amargou mais uma derrota em casa, que deixa o clube dentro da zona de rebaixamento, com 27 pontos e na penúltima posição na tabela. A equipe alviverde terá que se recuperar agora nos dois jogos que tem fora de casa seguidos contra Bahia e Corinthians.

Para acabar com a fase ruim, o Coritiba apelou para tudo. Não apenas nas mudanças feitas pelo técnico Marcelo Oliveira, que optou pelas entradas do volante Jonas e do meia Tiago Real. Quilos e mais quilos de sal grosso foram espalhados pelo Couto Pereira. O time coxa-branca, então, entrou disposto a voltar a vencer depois do jejum de cinco rodadas. Tiago Real cumpriu bem sua função, distribuiu bem as jogadas e quase, aos 15 minutos, abriu o placar.

Veja como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

O Botafogo, mais preocupado em se defender e em explorar os erros do Coritiba, criou sua melhor chance aos 17 minutos, mas Roger, na cara do gol, desperdiçou o contra-ataque. Até o final do primeiro tempo, o Verdão seguiu dominando a partida. O Coxa, no entanto, não conseguia furar a defesa carioca e jogava muito pelos laterais.

Foi assim que surgiu a melhor chance do Coritiba na etapa inicial. Rildo cruzou e a bola bateu no braço de Rodrigo Lindoso dentro da área aos 31 minutos. Na cobrança da penalidade, não teve sal grosso que desse jeito. Thiago Carleto desperdiçou mais um pênalti do Verdão neste Brasileirão. Mas nem deu tempo para o Coxa lamentar. Na sequência, o mesmo Thiago Carleto cobrou falta com perfeição na cabeça de Werley, que mandou sem chances para Gatito Fernandez e abriu o placar.

O gol coxa-branca colocou fogo no jogo. O Botafogo precisou sair mais para o jogo e deu espaços para o Coxa. Henrique Almeida, apagado até então, criou duas boas chances e quase ampliou a vantagem. Mas deu também para o time carioca, já nos acréscimos, obrigar o goleiro Wilson a fazer grande defesa na cabeçada do volante Bruno Silva.

LEIA MAIS: Alceni Guerra quer saber é do “Novo Couto”

O Coritiba achou que jogar bem no primeiro tempo seria o suficiente para conquistar os três pontos. Bastou o Botafogo voltar com outra postura e mais ofensiva, para o Verdão reviver o pesadelo das últimas partidas dentro de casa. O time coxa-branca passou a dar espaços para os visitantes, que aproveitaram e empataram a partida aos 11 minutos com Roger, depois da cobrança de falta e da falha da defesa alviverde.

A igualdade do Botafogo veio como um balde de água fria para o Coritiba. O Verdão visivelmente acusou o golpe, se perdeu em campo e junto tomou a virada aos 19 minutos, com Guilherme. Sem reação e sem poder nenhum de criação, o Coxa deu espaços para o time carioca e, se não fosse o goleiro Wilson, a situação poderia ter ficado ainda pior.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

O Coritiba só conseguiu melhorar em campo depois das entradas dos atacantes Iago e Keirrison. O time alviverde ganhou mais força ofensiva e a recompensa veio aos 37 minutos. Thiago Carleto, de falta, acertou um belo chute e empatou a partida. O lateral, que havia perdido a penalidade, foi às lágrimas e quando ainda comemorava, viu o Botafogo empatar aos 38 minutos. A zaga coxa-branca falhou de novo e João Paulo recolocou os visitantes em vantagem.

O time alviverde sentiu de novo o gol, ficou ainda mais nervoso em campo, sobretudo por causa da pressão da torcida. Mesmo ficando mais com a bola, o Coritiba se atirou para frente de qualquer forma, mas não teve a organização necessária para empatar o jogo. Faltou inspiração para o Verdão, que está cada vez mais afundado na zona de rebaixamento e com a missão mais complicada para escapar da segunda divisão de 2018.