Na final!

Coritiba espanta a zebra e decide o Paranaense no Couto Pereira

Alan Santos, Henrique Almeida, Kléber, Neto Berola e Anderson festejam o segundo gol alviverde. Foto: Hugo Harada

O Coritiba é finalista do Campeonato Paranaense. Com um futebol ofensivo e uma atuação convincente, o time coxa-branca reverteu a vantagem do Cianorte, venceu o Leão do Vale por 3×1, na tarde deste domingo (23), no Couto Pereira, e está mais uma fez na decisão do Estadual. O Verdão, que mais uma vez fez bem o dever de casa e manteve a invencibilidade em casa no torneio, vai decidir no Alto da Glória o título do Paranaense.

Precisando reverter a vantagem do Cianorte, o Coritiba foi com tudo para o ataque desde o início. Sempre perigoso pelo lado esquerdo, o time coxa-branca quase marcou aos 2 minutos. Neto Berola fez a jogada, mas Kléber cabeceou para fora. Com o time do interior totalmente recuado e com o Verdão jogando todo no campo de ataque, o Coxa buscava as bolas longas e foi assim que conseguiu abrir o placar aos 9 minutos. Rodrigo Ramos deixou Henrique Almeida livre para fazer o primeiro.

Um gol no começo era tudo que o Coritiba queria para buscar a classificação. O Cianorte, sem reação, seguiu postado na defesa e sendo pressionado a todo instante. Aos 18, A defesa do Leão do Vale falhou, Kléber deixou Henrique Almeida livre, mas o camisa 91 demorou e bateu em cima do goleiro João Gabriel.

O Cianorte, a partir dos 25 minutos, adiantou um pouco a sua marcação e equilibrou o jogo. Mesmo assim, as melhores chances continuaram sendo criadas pelo Coritiba. Aos 32, Neto Berola tabelou com William Matheus, mas chutou fraco. Mais intenso e ditando o ritmo da partida, o segundo gol do Verdão veio aos 37 minutos. A defesa do Leão do Vale saiu jogando errado e Kléber, da entrada da área, encheu o pé para ampliar a vantagem.

O Coritiba, tinha então, a vantagem que precisava para ir à final do Campeonato Paranaense. O Cianorte, que pouco atacou, precisou mudar sua postura e conseguiu o primeiro gol nos acréscimos da etapa inicial. Vinicius sofreu penalidade do goleiro Wilson em um lance bastante polêmico. O próprio centroavante do Leão do Vale bateu e marcou o primeiro.

O gol no final do primeiro tempo recolocou o Cianorte no jogo. O resultado levaria a disputa da vaga para as penalidades e parecia ser o que o Leão do Vale queria. O time do interior voltou a apostar em uma postura mais defensiva. O Coritiba, então, foi com tudo para o ataque. Aos 14, Tiago Real cobrou escanteio para Alan Santos, que cabeceou com perigo e quase ampliou.

O Cianorte, bem postado na defesa, conseguia explorar os contra-ataques e o empate quase veio aos 17 minutos. Xavier deixou Lucas Pará livre, mas o ex-meia paranista chutou torto. O castigo para o Leão do Vale veio quatro minutos mais tarde. Matheus Galdezani, que tinha acabado de entrar, deu o passe para Iago, na área, e o camisa 7, com categoria, acertou o ângulo e ampliou a vantagem: 3×1.

O gol marcado por Iago colocava o Coritiba na final do Estadual. O jogo, então, voltou a mudar de figura. O Cianorte precisou abandonar de vez a retranca para tentar levar a decisão para a penalidade. Foi a vez, então, do Coxa ter mais espaços para atacar. O Leão do Vale passou a jogar todo no ataque e quase chegou ao segundo gol aos 35 minutos. Dan Dan cruzou para Valdo, que cabeceou no canto e Wilson defendeu.

Na reta final do jogo, o Cianorte foi na base do desespero para cima do Coritiba. O Leão do Vale cometeu um erro que não se pode cometer em jogo decisivo como esse. Aos 43, a zaga alviverde falhou, Valdo ficou na cara do gol, mandou para fora e o Verdão garantiu a vaga na decisão do Campeonato Paranaense.

Ficha técnica

PARANAENSE
Semifinal – Jogo de volta

Coritiba 3×1 Cianorte

Coritiba
Wilson; Rodrigo Ramos, Walisson Maia, Werley e William Matheus; Alan Santos, Anderson e Tiago Real (Matheus Galdezani); Neto Berola (Iago), Henrique Almeida (Edinho) e Kléber.
Técnico: Pachequinho

Cianorte
João Gabriel; Jackson, Breno, Maurício e David Luis; Jovane (Carrilho), Léo Gago, Eduardinho e Xavier (Valdo); Lucas Pará (Dan Dan) e Vinicius.
Técnico: Marcelo Caranhato

Local: Couto Pereira
Árbitro: Leonardo Sigari Zanon
Assistentes: Bruno Boschilia e Luiz Henrique de Sousa Renesto
Gols: Henrique Almeida 9, Kléber 37 e Vinicius 48 do 1º; Iago 21 do 2º
Cartões amarelos: Walisson Maia, Werley, Wilson (COR); Jovane, Jackson, Léo Gago, Dan Dan (CIA)
Renda: R$ 279.265,00
Público pagante: 10.607
Público total: 11.278