Subindo

Coritiba derrota o Rio Branco no Couto Pereira e assume a vice-liderança

Alan Santos abriu o placar na vitória do Coritiba sobre o Rio Branco. Foto: Antonio More

A uma rodada do final da primeira fase, o Coritiba assumiu a vice-liderança do Campeonato Paranaense. Com uma atuação segura e eficiente, em especial no segundo tempo, o time coxa-branca venceu o Rio Branco por 2×1, na noite deste domingo (26), no Couto Pereira, chegou aos 20 pontos e confirmou seu melhor momento no Estadual. O Verdão vai tentar garantir sua condição de segundo colocado do torneio na próxima quarta-feira (29), diante do Londrina, às 21h45, no Estádio do Café.

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

O primeiro tempo foi bastante equilibrado. O Coritiba tomou a iniciativa do jogo, mas encontrou o Rio Branco bem fechado na defesa. A primeira grande chance veio aos 4 minutos. Neto Berola fez boa jogada, passou por dois marcadores, bateu colocado e errou por pouco. Logo depois, em outra boa jogada do camisa 9, Rodrigo Ramos recebeu livre na entrada da área, mas bateu mal.

Aos poucos, o Leão da Estradinha, pressionado na competição e precisando dos três pontos, equilibrou a partida. O time de Paranaguá passou a ganhar o meio de campo, sobretudo pela marcação ineficaz do time coxa-branca. Assim, o goleiro Wilson começou a ter trabalho. Aos 19, Raul cruzou e Minho, melhor jogador do time do Litoral, cabeceou com perigo.

O Rio Branco começou a gostar do jogo e passou a ser perigoso sempre pelo lado esquerdo, nas investidas de Minho. O Coritiba, no entanto, diante das investidas do adversário, passou a ganhar mais espaço para atacar. Aos 28, William Matheus fez a jogada pela esquerda, cruzou, Kléber cabeceou e Dalton fez grande defesa. Mas foi o Leão da Estradinha que terminou melhor a etapa inicial. Aos 37, Minho recebeu dentro da área, bateu colocado e mandou para fora, mas com perigo, a última chance do primeiro tempo.

Com Tiago Real e Léo Santos nas vagas de Edinho e Neto Berola, o Coxa foi com tudo em busca da vitória no segundo tempo. Nos primeiros minutos, o time fez uma verdadeira blitz para cima do gol defendido por Dalton. Com três minutos da etapa final, Léo Santos, Iago e Alan Santos desperdiçaram boas chances de marcar. Mas a pressão deu resultado aos 10 minutos. Tiago Real cobrou falta na cabeça de Alan Santos, que mandou no ângulo e abriu o placar.

O Coritiba, que já era melhor, passou a ter mais espaços para atacar. Aos 12, Anderson fez a jogada, mas Léo Santos demorou para chutar e desperdiçou. Só que seis minutos depois não teve jeito. A jogada começou com Anderson, no meio de campo. Kléber tocou para Rodrigo Ramos, que cruzou na medida para Léo Santos, livre, marcar o segundo alviverde.

Aliviado, o Coxa tirou o pé do acelerador e passou a ter ainda mais o controle do jogo. O terceiro gol poderia ter saído aos 29. Iago roubou a bola no ataque e deixou Kléber livre para marcar. Mas o Gladiador não estava nas suas melhores noites e perdeu um gol inacreditável. O castigo quase veio em seguida, mas na tentativa de Eric, Wallison Maia salvou em cima da linha.

Valente, o Rio Branco ainda buscava criar alternativas para diminuir a vantagem, mas parava na boa postura do meio de campo alviverde. O Coritiba seguiu com mais posse de bola e criando as melhores chances. Kady, em cobrança de falta, por pouco não ampliou. Mas a melhor chance do terceiro gol veio novamente com Kléber. Depois do rebote do goleiro Dalton, o Gladiador, livre na pequena área, errou o alvo de novo.

O Leão da Estradinha seguiu pressionando e conseguiu diminuir no apagar das luzes. Aos 46, Juninho arriscou de fora da área e contou com o desvio para marcar, descontar a vantagem, mas que não impediu a terceira vitória seguida do Verdão no Estadual.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO PARANAENSE
1ª Fase – 10ª Rodada

Coritiba 2×1 Rio Branco

Coritiba
Wilson; Rodrigo Ramos, Márcio, Walisson Maia e William Matheus; Edinho (Tiago Real), Alan Santos e Anderson; Neto Berola (Léo Santos), Iago (Kady) e Kléber.
Técnico: Pachequinho

Rio Branco
Dalton; Raul, Leandro Cardoso, Ramon e Maringá; Thiago Pedra (Juninho), Camargo, Oberdan (Thiago Santos) e Rafael Tavares (Juan); Eric e Minho.
Técnico: Saulo de Freitas

Local: Estádio Couto Pereira
Árbitro: Fabio Marcos Zoccante
Assistentes: Mauricio José Braga e Deniel Carvalho
Gols: Alan Santos, 10, Léo Santos, 18, Juninho, 46 do 2º;
Cartões amarelos: Kléber, William Matheus, Iago, Rodrigo Ramos, Alan Santos (COR); Thiago Pedra, Rafael Tavares, Juan (RIO)
Público pagante: 5.910
Público total: 6.490
Renda: R$ 131.680,00