Nem aí!

Copa do Mundo? Brasileiro não está nada interessado no Mundial

Mais da metade da população brasileira não está nada empolgada com a realização da Copa do Mundo da Rússia, que terá início no dia 14 de junho. Há 42 dias do início da maior competição mundial de futebol, 65,8% dos brasileiros estão pouco ou nada interessados na disputa pelo troféu mais cobiçado do planeta, como revelou um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas. Feito por amostragem, nos dias 24 e 25 de abril, o estudo ouviu 2.948 pessoas em 185 municípios que abrangem 26 estados, além do Distrito Federal.

Para Murilo Hidalgo, diretor da Paraná Pesquisas, os números refletem o momento político vivido no país na atualidade. “O desinteresse pela Copa do Mundo se dá devido à mídia não estar dando uma grande ênfase à competição. Hoje a pauta do país é a Lava Jato, a corrupção. Então, talvez quando chegue mais próximo à Copa a mídia vai dar mais destaque”, explicou Hidalgo, que também aponta mais um motivo que pode esclarecer o desinteresse.

“Outro fator que pode explicar a falta de interesse pela Copa, é que atualmente são pouquíssimos os jogadores pré-convocados para a seleção atuando no futebol brasileiro, isso faz com que tenha um desinteresse maior”, comentou. Entre os nomes já garantidos na lista de Tite, nenhum defende um time no Brasil. Já aqueles que estão ainda “brigando” por uma vaga e que podem ser relacionados, alguns jogadores atuando em solo nacional: Cássio (Corinthians), Fagner (Corinthians), Rodrigo Caio (São Paulo), Geromel (Grêmio), Diego (Flamengo), Arthur (Grêmio), Lucas Lima (Palmeiras), Diego Souza (São Paulo) e Luan (Grêmio).

E quando o assunto é craque, 35,2% dos entrevistados acreditam que o brasileiro Neymar será o jogador que mais vai brilhar na Copa. Cristiano Ronaldo foi a preferência de 30,3% dos participantes da pesquisa e Messi ficou na terceira colocação com 16,9% das escolhas.

O estudo também mostrou que para 75,9% dos brasileiros, Tite é o técnico ideal para a Seleção Canarinho.

Ainda que não estejam animados com o início da Copa do Mundo 2018, os brasileiros são otimistas quanto ao desempenho da seleção na competição. Para 63,7% das pessoas, o Brasil voltará da Rússia como hexacampeão.

COPA2

PESQUISA3

pesquisa2

 

 

pesquisa1