De olho

Reforço para o Paranaense, Emerson chega ‘agitando’ briga na defesa do Atlético

Emerson chegou para dar experiência ao time mais jovem e servir como sombra no elenco principal. Foto: Arquivo

Contratado para dar experiência ao time alternativo, o zagueiro Emerson traz ao Atlético, além da bagagem profissional, a dúvida sobre qual será a formação da dupla de zaga não só no Campeonato Paranaense, mas também na Copa do Brasil, primeira competição da equipe principal do Furacão em 2018.

Emerson vai brigar pela titularidade com Weverton Almeida, Jacy, José Ivaldo e Léo Pereira, todos ‘crias’ da base atleticana. José Ivaldo e Léo Pereira são os nomes mais cotados até o momento, já que foram a escolhidos como titulares pelo técnico Tiago Nunes nos três jogos-treinos realizados na pré-temporada. Léo Pereira, inclusive, marcou um gol no amistoso contra o Inter de Lages, último teste antes da estreia pelo Paranaense e que terminou 3×1.

Ivaldo, de 20 anos, promovido no ano passado para o time principal, tem a seu favor as vinte partidas disputadas pelo Rubro-Nego, incluindo a presença em campo na Libertadores. Em 2017, o atleta marcou seu primeiro gol com profissional.

Léo, que também foi revelado pelo Atlético e retornou ao time no fim do ano passado, estreou como profissional em 2013. Em sua carreira já soma 32 jogos e passagem por outros três clubes, todas por empréstimo. O mais recente foi o Orlando City, dos Estados Unidos. parceiro do Furacão.

“Saí daqui com o desafio de jogar em outro país. Fui com bastante motivação e vontade de vencer”, afirmou, em entrevista ao site oficial do clube, o atleta de 21 anos, que se diz mais preparado depois de jogar nos Estados Unidos.

“Voltei muito mais experiente, muito mais focado nos meus objetivos. Posso falar que estou mais maduro em campo e fora de campo também”, acrescentou.

Com um nome igual ao do goleiro que fez história no clube, o zagueiro Weverton Almeida, de 18 anos, que também terá uma oportunidade no time aspirante, é uma das promessas das categorias de base. O atleta teve uma boa participação nas campanhas do Campeonato Brasileiro sub-20 e da Copa do Brasil sub-20 e, por isso, também será opção para a defesa.

Outro jogador que chega para disputar a função é Jacy, de 20 anos, que está no Atlético desde 2013. O zagueiro já disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior quatro vezes e foi capitão do elenco campeão paranaense sub-19 em 2016. No ano passado, ele integrou o time atleticano na disputa do Estadual. Sua estreia foi diante do Prudentópolis, em fevereiro de 2017.

Emerson, de 34 anos, que estava em 2017 como reserva no Botafogo, disputou apenas 24 jogos na última temporada. Precisando mostrar ‘ao que veio’ e que merece disputar uma vaga no time principal, será colocado à prova no Estadual e servirá como uma espécie de líder para os mais jovens.

“Vou procurar fazer o meu melhor e passar aos jovens um pouco de experiência”, disse o defensor, que teve o seu melhor momento na carreira defendendo justamente o rival Coritiba, em 2011, quando chegou a ser convocado pelo técnico Mano Menezes para a seleção brasileira, e que agora mira o Paranaense para virar uma sombra de Paulo André e Thiago Heleno.