Caminho mais longo

Com título do Grêmio, Atlético terá que passar pela pré-Libertadores

Atlético segue treinando para pegar o Flamengo, no domingo. Foto: Aniele Nascimento

A conquista do título da Copa do Brasil do Grêmio diante do Atlético-MG, na noite de quarta-feira (7), em Porto Alegre, acabou com as chances do Atlético de conquistar uma vaga direto para a fase de grupos da Libertadores. Assim, o Furacão, se vencer o Flamengo, neste domingo (11), às 17h, na Arena da Baixada, disputará a competição internacional em 2017, mas terá um confronto eliminatório para chegar na etapa principal do torneio.

O Rubro-Negro vivia uma expectativa de que poderia entrar direto na fase de grupos. Na última terça-feira (6), a Conmebol anunciou uma nova mudança no torneio com a saída dos clubes mexicanos. Com isso, o quarto colocado do Brasileirão, que é o Atlético-MG, entrará direto na última fase. Caso o Galo fosse campeão da Copa do Brasil, o quinto colocado não precisaria passar pela pré-Libertadores.

Porém, essa mudança anunciada pela Conmebol trouxe benefícios para o Atlético, caso o clube de fato consiga a classificação. Antes da saída dos clubes mexicanos da principal competição das Américas, o Furacão teria que passar por duas eliminatórias e agora terá que passar apenas por uma para chegar à fase de grupos.

Antes disso, porém, o Atlético precisa confirmar sua vaga na Libertadores. Para isso, depende apenas das suas forças e terá que vencer o Flamengo, na Arena, que deve receber o maior público desde que o estádio foi reinaugurado, em 2014. Se não conseguir vencer a equipe da Gávea, o Furacão pode conseguir a classificação, mas terá que torcer por tropeços de Corinthians ou Botafogo nos seus duelos contra Cruzeiro e Grêmio, respectivamente, ambos fora de casa.