Em alta

Com Fabiano Soares, Atlético soma mais pontos em menos tempo

Fabiano orienta Zé Ivaldo na partida contra o Grêmio. O zagueiro foi uma das novidades do time em Porto Alegre. Foto: Wesley Santos/Estadão Conteúdo

O Atlético, pelo menos até agora, parece ter acertado em cheio na contratação do técnico Fabiano Soares. Desconhecido até então, o comandante do Furacão mudou os rumos do clube na disputa do Campeonato Brasileiro. E o treinador atleticano precisou de apenas nove jogos para tirar o Rubro-Negro do meio da tabela e da aproximação perigosa com a zona de rebaixamento para agora figurar no pelotão de frente da classificação da competição nacional.

Mais do que isso, o técnico Fabiano Soares fez o Atlético voltar a jogar bem. Mesmo com constantes trocas na equipe, sobretudo por conta de desfalques, o comandante conseguiu dar sua cara ao Furacão e implantou um padrão de jogo. Foi o que aconteceu no empate sem gols diante do Grêmio, anteontem, fora de casa, quando teve algumas baixas, mas o time atleticano, em campo, manteve a sua forma de atuar. Foi a primeira semana cheia que o treinador teve desde que chegou ao clube, no mês passado.

“Depois de muito tempo, tive uma semana para treinar, mas tive muitos problemas durante a semana por lesões e não pude contar com alguns jogadores. Mas o Atlético é um todo, os jogadores que estiveram aí estão demonstrando que estão assimilando o trabalho e assimilando o que é jogar no Atlético. Estou feliz. Não pude contar com alguns, outros estão abrindo as portas, e estou vendo que têm qualidade para jogar no Atlético e corresponder com grande nível”, apontou Soares.

Os números comprovam o salto de qualidade do Atlético sob o comando do técnico Fabiano Soares. Em nove jogos no Brasileirão, foram quatro vitórias, três empates e duas derrotas. Os 15 pontos conquistados foram os mesmos 15 somados pelo Furacão nas 12 primeiras rodadas, antes da chegada do comandante ao clube. O time atleticano, que vinha sofrendo com problemas defensivos, conseguiu arrumar a cozinha e, com o treinador no comando, sofreu apenas sete gols.

“Temos que seguir igual, jogando como equipe, equipe solidária, mantendo nossa baliza a zero, sem tomar gol, e, depois, ter mais tranquilidade para finalizar. Mas só perde quem está dentro e estou feliz com a criação das jogadas. Não conseguimos hoje (contra o Grêmio), mas, se Deus quiser, vamos conseguir na próxima semana”, emendou.

Confira a tabela completa do Brasileirão!

O técnico Fabiano Soares parece ter ganhado o grupo do Atlético. Os jogadores não cansam de elogiar o trabalho do comandante atleticano. Um dos segredos do trabalho do treinador, além de implantar um padrão de jogo, é manter a forma de atuar dentro e fora de casa no Brasileirão.

“Essa é a intenção, encontrar o padrão de jogo e temos encontrado. Nos três últimos jogos fora vencemos dois e empatamos esse (diante do Grêmio). São bons números, bons resultados e a gente quer manter. Temos um elenco mais experiente do que no ano passado e isso ajuda nos jogos fora. O Fabiano (Soares) exige isso, criar as chances, as vezes fazemos os gols e as vezes não”, arrematou o meia Guilherme.