Jogo de 180 minutos

Cauteloso, Atlético encara o Grêmio sem querer resolver a parada na ida

Eduardo Baptista ressaltou que duelo só será decidido na Arena da Baixada. Por isso, pede atenção em Porto Alegre. Foto: Albari Rosa

Recuperado no Campeonato Brasileiro, de onde vem de quatro vitórias consecutivas, o Atlético agora vira a chave e volta a se concentrar em um mata-mata. Depois de praticamente um mês, o Furacão volta a disputar a competição e terá pela frente um duelo complicado, contra o Grêmio, nesta quarta-feira (28), às 19h30, na Arena Grêmio.

Apesar de vir de uma derrota para o Corinthians em casa no Brasileirão, o clube gaúcho é um dos melhores times da temporada e já adiantou que irá priorizar as competições de mata-mata (assim como o Rubro-Negro, além dos torneios nacionais, está na Libertadores). Por isso, o técnico Eduardo Baptista pede concentração máxima para este compromisso, sem se afobar em busca do resultado.

“É uma partida de 180 minutos. Não se decide nada amanhã (hoje), mas podemos dar um passo importante. Então temos que estar prontos para um Grêmio forte, mas com o Atlético preparado para enfrentá-lo”, disse o treinador.

Pensamento semelhante ao do meia Nikão, que lembrou que a partida decisiva será na Arena da Baixada e que por isso o Atlético não pode querer vencer a qualquer custo, correndo o risco de se complicar para o duelo de volta.

“Você tem dois jogos, então não pode jogar achando que vai resolver tudo no primeiro jogo porque tem mais 90 minutos depois, ainda mais enfrentando uma equipe tão qualificada como o Grêmio. Temos que ter cautela, procurar jogar tranquilo, sabendo que temos mais 90 minutos dentro da nossa casa. Não pode achar que tem que resolver tudo no primeiro jogo porque isso pode complicar a gente”, acrescentou ele, que volta a ser titular.

Na única vez que as duas equipes se enfrentaram este ano, o tricolor gaúcho levou a melhor, vencendo por 2×0 na Arena da Baixada, pelo Campeonato Brasileiro. O duelo aconteceu logo após a classificação atleticana para as oitavas de final da Libertadores, quando venceu a Universidad Católica por 3×2 no Chile. E para Eduardo Baptista foi justamente aquele triunfo épico que acabou ‘atrapalhando’ o rendimento da equipe no jogo seguinte.

“Perdeu aqui após uma classificação onde todas as forças, até além do normal, foram concentradas para a classificação, que foi espetacular. E você virar a chave neste momento, da maneira que foi, é difícil. Isto atrapalhou um pouco. Hoje vivemos um outro momento, o Grêmio vive um grande momento, e temos que ter muita concentração, estudar bastante e estar fisicamente bem para chegar lá e fazer um grande jogo”, completou o treinador, que fará mudanças na escalação.

Sem poder conta com o atacante Ederson, que não está inscrito na Copa do Brasil, o Furacão deve contar com Grafite novamente entre os titulares, assim como Jonathan, que retoma a posição na lateral-direita após cumprir suspensão no Brasileirão. A dúvida está no meio-campo, entre Lucho González, Matheus Anjos e Carlos Alberto.

FICHA TÉCNICA

COPA DO BRASIL
Quartas de final – Jogo de ida

GRÊMIO X ATLÉTICO

Grêmio
Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Luan e Pedro Rocha; Barrios.
Técnico: Renato Gaúcho

Atlético
Weverton; Jonathan, Wanderson, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Matheus Rossetto, Lucho González (Matheus Anjos), Nikão e Douglas Coutinho; Grafite.
Técnico: Eduardo Baptista

Local: Arena Grêmio (Porto Alegre-RS)
Horário: 19h30
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Rodrigo F. Henrique Correa (RJ) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)