Exemplo

Atlético se apega aos números e lembra 2016 na briga pela Libertadores

Empate no Atletiba afastou o Atlético do G6 do Brasileirão. Foto: Marcelo Andrade

Com apenas dois pontos conquistados nas últimas três rodadas, o Atlético não só saiu do G6 do Campeonato Brasileiro, como também se afastou um pouco do pelotão que briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Porém, a situação do time na tabela não é vista como complicada no clube, que se apega aos números para acreditar no retorno ao principal torneio da América do Sul em 2018.

No ano passado, o Furacão terminou o Brasileirão justamente na sexta posição, com 57 pontos, mas, assim como agora, na 23ª rodada estava três pontos atrás do sexto colocado. Na ocasião, o Rubro-Negro tinha 33 pontos, enquanto o Grêmio, que fechava o G6, tinha 36. Atualmente, o time atleticano, em nono, tem 31 pontos, três a menos que o Cruzeiro, o sexto.

Nas 15 rodadas seguintes em 2016, o Atlético teve um aproveitamento de 53,3%, conquistando mais 24 pontos e assegurando a classificação para a Libertadores na última rodada.

Estatísticas que minimizam a queda de produção nos últimos jogos. Porém, vale lembrar que antes desta sequência de três jogos seguidos sem vencer, o Furacão vinha de quatro vitórias consecutivas, que o fizeram pular da boca da zona de rebaixamento para a sexta posição.

Confira a tabela completa do Brasileirão!

Na próxima rodada, o Rubro-Negro recebe o Fluminense, domingo (17), às 16h, na Arena da Baixada. Se vencer e o Vasco no máximo empatar e o Cruzeiro e o Botafogo perderem, o time, dependendo do saldo de gols, pode retornar ao G6.