Tá voando

Atlético goleia o Vitória na Arena da Baixada e conquista quarta vitória seguida

Ederson marcou o terceiro gol do Furacão e acabou com o jejum de gols dos atacantes no Brasileirão. Foto: Albari Rosa

Depois de somar a primeira vitória em casa no Campeonato Brasileiro, o Atlético conseguiu neste domingo (25) a primeira goleada na competição. Apesar de ter levado um susto no começo do jogo, quando saiu perdendo, o Furacão, com um futebol convincente e ofensivo goleou o Vitória por 4×1, na Arena da Baixada, com gols de Wanderon, Nikão, Ederson e Matheus Rossetto. Com o resultado, o quarto triunfo seguido, o Rubro-Negro pulou para a 11ª colocação, com 14 pontos.

Na próxima rodada, o Atlético encara o Sport, na Ilha do Retiro, no domingo (2). Antes, porém, pega o Grêmio, na quarta-feira (28), pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, na Arena Grêmio.

Confira como foi a partida no Tempo Real da Tribuna!

Com mudanças no setor ofensivo, na tentativa de criar mais oportunidades, o Atlético começou a partida com mais volume de jogo e chegando próximo da área. Logo aos dez minutos, Otávio roubou a bola e lançou Ederson, que chutou forte, para boa defesa de Fernando Miguel. Parecia que o Furacão iria com tudo para cima.

Só que logo depois, aos 16, veio a ducha d’água gelada. Em cobrança de falta perfeita, Fred acertou o ângulo de Weverton, que nem se mexeu, e abriu o placar para o Vitória na Arena. A partir daí, o jogo mudou drasticamente.

Wanderson abriu o placar na Arena da Baixada. Foto: Albari Rosa
Wanderson abriu o placar na Arena da Baixada. Foto: Albari Rosa

Em termos de ofensividade, o Rubro-Negro seguiu arriscando mais, mas encontrou um adversário ainda mais retrancado, sem dar espaços, e ainda explorando os contra-ataques. A arma então foram jogadas pelos lados do campo e, principalmente, com Nikão.

Depois que entrou no lugar de Lucho, lesionado, o Atlético melhorou. Aos 41, o camisa 11 quase empatou, mas o chute parou nas mãos de Fernando Miguel. Mas no lance seguinte o jogador cobrou escanteio e colocou na cabeça de Wanderson, que aproveitou a saída ruim do goleiro para deixar tudo igual.

No segundo tempo a história se repetiu. O Atlético forçava, permanecia no seu campo de ataque, enquanto o Vitória, quando tinha a posse de bola, tentava sair apenas na velocidade. Até por isso o Furacão ficou mais próximo do segundo gol. Aos sete minutos, Nikão aproveitou cruzamento de Sidcley e chutou colocado, para boa defesa de Fernando Miguel.

Mas, no minuto seguinte, não teve jeito. O meia atleticano, que entrou muito bem na partida, recebeu, saiu do marcador e bateu forte no canto de Fernando Miguel, que não alcançou, virando o placar. E aí ficou fácil para o Furacão. Três minutos depois, Sidcley tocou em velocidade para Douglas Coutinho, que, pela esquerda, cruzou rasteiro na medida para Ederson, de carrinho na pequena área, marcar o terceiro.

Veja como ficou a classificação do Brasileirão!

Com a vantagem, o Furacão tinha total domínio da partida. Sem precisar se expor, os donos da casa apenas aguardavam o Vitória, que teve que mudar a postura e se expor mais. Puxando os contra-ataques, Ederson quase ampliou, aos 26, mas acabou acertando a trave.

Quando o placar parecia já definido, o ritmo do confronto diminuiu bastente. Os baianos não conseguiam criar uma boa chance, enquanto o Atlético cadenciava bastante. Até que, aos 35, Matheus Rossetto acertou um belo chute da entrada da área e marcou um golaço, transformando a vitória em goleada.

FICHA TÉCNICA

BRASILEIRÃO
1º Turno – 10ª Rodada

ATLÉTICO 4X1 VITÓRIA

Atlético
Weverton; Cascardo, Wanderson, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Matheus Rossetto, Lucho González (Nikão, 29 do 1), Matheus Anjos (Deivid, 31 do 2º) e Douglas Coutinho; Ederson (Grafite, 29 do 2º).
Técnico: Eduardo Baptista

Vitória
Fernando Miguel; Patric, Kanu, Fred (Ramon, intervalo) e Geferson; Willian Farias, Uillian Correia, Yago e Gabriel Xavier (Paulinho, 20 do 2º); Neilton (David, 12 do 2º) e Kieza.
Técnico: Alexandre Gallo

Local: Arena da Baixada
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Assistentes: José Reinaldo Nascimento Junior (DF) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
Gols: Fred, 16. e Wanderson, 42 do 1º; Nikão, 8, Ederson, 11, Matheus Rossetto, 35 do 2º
Cartões amarelos: Kieza, Geferson, Patric (VIT)
Público pagante: 15.770
Público total: 17.784
Renda: R$ 214.210,00