Tatuquara

Viaduto travado!

Se, por um lado, a trincheira na BR-116 está caminhando para o fim, a liberação do tráfego no Viaduto da Vila Pompéia, no Tatuquara, que está pronto desde 2015, ainda não tem previsão para acontecer. A operação depende da construção das alças de acesso à BR-116, sentido sul. A Prefeitura de Curitiba informa que o processo se encontra na fase de contratação do projeto executivo. Depois disso, vem a licitação da obra, e depois a execução, e cada etapa tem prazos distintos.

Para que os carros, motos e caminhões possam trafegar por ali, a Rua Francisco Xavier de Oliveira, no Tatuquara, precisa ser alargada e pavimentada. Para iniciar as obras, será necessária a realocação de 17 famílias. A Companhia de Habitação Popular (Cohab) está coordenando o processo junto à regional e, segundo a prefeitura, as famílias serão realocadas para a região do Tatuquara em imóveis da Cohab.

Paulo Campelo é um dos moradores da região. Foto: Felipe Rosa.
Paulo Campelo é um dos moradores da região. Foto: Felipe Rosa.

Paulo Campelo da Silva, 80, afirma que os moradores concordam em sair do local. “Todos que estão aqui estão de acordo pra entregar a rua. Ninguém é contra. Tem que sair mesmo pra continuação da rua”, diz o aposentado. Segundo ele, a negociação para a desapropriação do local já dura três anos. “Eles só prometem que vão tirar nós daqui, que vão dar uma casa, mas não falam onde é. A gente pergunta e eles falam: vocês vão saber”.

O aposentado Antônio Demeciano, 72, diz que um empreiteiro esteve no local e alertou que o impasse vai demorar para ser resolvido. “Ele falou assim: vai ser mexido só onde precisar. Já falaram pra gente não investir, porque é só no ano que vem, já que o orçamento da prefeitura e do governo já foi esse ano”, conta.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o projeto prevê a construção de uma alça na via direita de tráfego paralela ao viaduto para dar acesso à BR-116, no sentido Sul. Além da adequação das vias laterais ao Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay para atender com segurança, professores, alunos e pais, sem que eles tenham que utilizar as vias de maior fluxo que ligam à BR. Mas nenhum prazo para as intervenções saírem do papel foi revelado.

Antonio já foi alertado sobre impasse. Foto: Felipe Rosa.
Antonio já foi alertado sobre impasse. Foto: Felipe Rosa.

Sobre o autor

Tribuna do Paraná

(41) 9683-9504