Campo de Santana Caximba Tatuquara

Fartura multiplicada

Escrito por Magaléa Mazziotti

Nove voluntários que ajudam no combate à fome, com a distribuição mensal de meia tonelada de alimentos por mês a 100 famílias de baixa renda que, em sua maioria, residem nos bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara. Esse é o resumo do alcance do trabalho da ONG Visão Humanitária, criada há quatro anos com o intuito de minimizar o sofrimento de grupos em situação de risco social.

O presidente da ONG, o comerciante Anderson Ramalho dos Santos, 33 anos, conta que o principal objetivo do trabalho do grupo é reduzir as desigualdades sociais, por meio da articulação com diversas entidades. “A fome e a falta de perspectiva acabam sendo portas de entrada para diversos problemas, inclusive as drogas. Tentamos agir na contramão da miséria”, explica.

Por meio da parceria com o banco de alimentos da Ceasa Curitiba e alguns supermercados, semanalmente, o grupo de funcionários busca os produtos, separam e levam para as 100 famílias cadastradas. O critério de seleção é a necessidade da família e a capacidade do grupo de incluir mais um beneficiado. “Queremos triplicar a coleta de alimentos em 2015 para conseguir atender regularmente pelo menos 300 famílias, mas isso depende de conseguirmos mais doações, parceiros e pessoas dispostas a doar seu tempo e talento para ajudar os outros”, defende Santos.

Também integra os planos da ONG para 2015 a implantação de um serviço de assistência jurídica em parceria com a Defensoria Pública  do Estado do Paraná. “Percebemos que há muitas questões envolvendo documentos e questões jurídicas que merecem atenção para garantir a dignidade dessas pessoas”, argumenta.

Internação

A ONG também busca auxiliar na recuperação dos casos de dependência química das famílias assistidas, que atinge mais da metade dos cadastrados para o recebimento de alimentos. “Na medida do possível, firmamos parcerias com chácaras de terapia e com instituições, como a Igreja Shalom de Curitiba, a fim de encaminhar os dependentes para um tratamento adequado e, quando necessária, a internação”, comenta o presidente.

Doações

Quem tiver interesse em ajudar a ONG Visão Humanitária como doações de qualquer tipo (roupas, brinquedos, alimentos, cobertores, utensílios e móveis) ou integrar a equipe de voluntários pode procurar a instituição pelo telefone: (41) 9152-4542.

Sobre o autor

Magaléa Mazziotti

(41) 9683-9504