São José dos Pinhais

Mata conectada

Os moradores do bairro Cachoeira não podem mais reclamar de falta de acesso à internet. O bosque em frente ao número 903 da Rua dos Purkotes oferece sinal de graça. Disponível desde o ano passado, a iniciativa do funcionário público Alex Purkote, 25, conquistou adeptos de várias idades.

Quem frequenta o Bosque Wifi garante que o sinal ajuda bastante a comunidade, que vai ao local com celulares, tablets ou notebooks. Também é possível escolher entre ficar no carro, estacionados nos recuos, ou aproveitar os assentos disponíveis entre as árvores, que durante a noite ganham iluminação verde.

Currículo

“Quando a gente quer usar a internet para ver coisa do serviço ou pesquisa da escola vem pra cá, não é só para Facebook ou WhasApp e assim nem gasta crédito. Tem gente que também vem para procurar emprego ou fazer currículo”, conta o estudante Igor Felipe Borges, 16.

Alex, além da internet, oferece ajuda para fazer currículos. Foto: Gerson Klaina.
Alex, além da internet, oferece ajuda para fazer currículos. Foto: Gerson Klaina.

O idealizador do bosque conta que é um dos únicos com sinal de internet em casa e, por isso, resolveu compartilhar com os vizinhos. Os frequentadores vieram rapidamente, de toda a região, e encontraram parte do terreno da família adaptado para recebê-los.

“É importante para todo mundo, traz conhecimento e faz falta”, avalia Purkote, que também ajuda quem precisa elaborar currículos.

Velocidade

Por enquanto, a velocidade do sinal é de 2 MB, mas Purkote pretende ampliar o serviço com a operadora de telefonia. “Precisamos de mais velocidade, para mais pessoas usarem a rede ao mesmo tempo com melhor qualidade”, comenta.

Em nota, a operadora Oi informou que “estuda constantemente a expansão do serviço, de acordo com critérios técnicos e mercadológicos” e esclareceu que “a instalação do serviço de banda larga depende de análise prévia da capacidade da central a qual ele está ligado e da infraestrutura do endereço em que o serviço será habilitado”.

Acesso fácil

No primeiro trimestre, a Lan House Pública e Gratuita, mantida pela Prefeitura de São José dos Pinhais, no calçadão da Rua XV, quase esquina com a Avenida Rui Barbosa, atendeu 3.478 pessoas. O serviço funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h. Cada pessoa tem direito a 30 minutos nas máquinas e a três impressões. Segundo a coordenadora Ana Maria Ferreira, os serviços mais procurados são para agendamento do seguro-desemprego e tirar carteira de identidade, além de consultas a vagas de emprego, um dos seus principais objetivos.

 

Leia mais sobre São José dos Pinhais.

Sobre o autor

Carolina Gabardo Belo

(41) 9683-9504