São Francisco

Trato na praça

No segundo semestre de 2015, a Praça do Redentor, conhecida como Praça do Gaúcho, estará de cara nova, conforme informou a secretaria municipal do Meio Ambiente. A verba para a revitalização do local já está garantida. São R$ 300 mil que foram incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada na Câmara Municipal no final do ano passado.
De acordo com o vereador Bruno Pessuti (PSC), que apresentou a proposta, o objetivo é valorizar o ponto tradicional da cidade. “Sempre vemos a Praça da Espanha, por exemplo, passar por revitalizações e apesar da Praça do Gaúcho ter recebido pintura recente, ela não está revitalizada”, avalia.

Reportagem flagrou abordagem da Guarda a usuários de droga.
Reportagem flagrou abordagem da Guarda a usuários de droga.

Pessuti afirma que estão previstas melhorias na pista de skate – que apresenta pequenas irregularidades -, além de modificações no calçamento, na iluminação e no paisagismo. “Será uma boa obra, até pelo valor, que é considerável”, observa. Ele acredita que os trabalhos devem começar em breve, já que o recurso está garantido.

Segurança

Com a proximidade da revitalização, moradores, comerciantes e frequentadores da praça destacam que a principal necessidade no local é a segurança. Mesmo com rondas frequentes da Polícia Militar e da Guarda Municipal pela região, os casos de assaltos e problemas entre frequentadores mais exaltados são constantes.

“O que falta é segurança. Aqui ao lado (próximo aos muros do Cemitério Municipal São Francisco de Paula) é um ponto de consumo e venda de droga, fica muito escuro e com muita gente”, afirma Débora dos Santos, responsável pela sorveteria Sorvetes Gaúcho. Ela conta que o estabelecimento não fica mais aberto nas noites de domingo por causa da insegurança. “A sorveteria sempre recebeu muitas famílias, mas não recebemos mais nas noites de sábados e domingos”, diz. Outro problema é a pichação, que toma conta de praticamente todas as portas e prédios da região. “Não estão fazendo nada pelo nosso patrimônio”, lamenta.

skate_02Crítico

O ponto mais crítico fica no trecho onde começa a Rua Trajano Reis, que tem pouca iluminação e facilita a ação de assaltantes. No local também é comum encontrar pessoas consumindo drogas, como os Caçadores de Notícias flagraram na tarde de ontem, e que resultou em uma abordagem pela Guarda Municipal, que monitora a região por câmeras.
“Chega muita gente e o maior problema é mais tarde, durante a madrugada. O bicho pega, são pessoas que não são daqui e nem cuidam direito da praça. Brigam, quebram as coisas”, comenta o morador Marcelo de Araújo. “Assim perdemos quem quer vir, quem pretende usar a praça”. Araújo ainda sugere a instalação de banheiros públicos para os frequentadores do local.

A estudante universitária Rute Helena Damásio, 19, diz que foi assaltada por três vezes e todas as ocorrências aconteceram na região da praça. “A policia vem, mas muitas vezes pelo horário não resolve”, afirma. Para o skatista Percy Júnior, a instalação de mais postes de iluminação pode diminuir os problemas. “Trocaram as lâmpadas para um evento aqui, mas o outro lado continuou no escuro, então não adiantou”, conta. “Precisamos de melhorias na pista, mas temos que lutar pelo principal que é a segurança e iluminação”.

skate01

Sobre o autor

Carolina Gabardo Belo

(41) 9683-9504