Rebouças

Arte no viaduto

Escrito por

Quem passa pela Linha Verde dificilmente não nota os grafites desenhados nas colunas de sustentação do viaduto da Avenida Marechal Floriano Peixoto. Feitos há cerca de duas semanas, os desenhos chamam atenção pelas cores e formas. Há traços com referências a jogos de videogame e até uma pintura com a face do ex-presidente do Superior Tribunal federal, Joaquim Barbosa, que teve sua popularidade propulsionada após conduzir o polêmico julgamento do Mensalão.

O trabalho foi feito por 35 artistas plásticos de Curitiba, Cascavel, Maringá, Apucarana, Cianorte, Ponta Grossa e Guarapuava. Ao longo de seis dias, os grafiteiros trabalharam para mudar o visual do viaduto usando como ponto de partida o tema “Juventude e Seus Códigos Urbanos”. A ação faz parte do projeto “Mural Street of Styles – Linha das Artes”, realizado pelo Ministério da Cultura.

O grafiteiro João Paulo Rotava, o Bolacha, foi um dos artistas que participaram da intervenção. Ele é o autor do desenho de Joaquim Barbosa. “Foi um trabalho muito bacana, que valorizou os artistas paranaenses. Homenageei o Barbosa porque, em minha opinião, ele fez muita coisa contra a corrupção no país. Ele deu esperança a muitos brasileiros e, como eu não quis desenhar nada em relação à Copa do Mundo, pintei ele mesmo, que fez muito mais pelo Brasil do que qualquer jogador”, comenta.

População aprova

Para quem mora e trabalha nas cercanias do viaduto, a intervenção mudou a cara da região, que é tomada por empresas e conta com a Estação Marechal Floriano. O técnico em eletrônica Gian Carlo Pallu passa diariamente para ir ao trabalho. Ele aprovou o novo visual do local. “Ficou mais bonito e melhorou o ambiente, que era bem feio. Além de tudo, manteve o clima urbano, mas com as cores e tudo mais”, conta.

A cobradora Maria Batista, que trabalha em uma dos tubos da Estação Marechal Floriano há três anos, também gostou do resultado da intervenção artística no viaduto. “Não tem comparação com o que era antes. Agora tem cor, tem vida e sem contar que os desenhos dos grafiteiros são bem legais”, afirma.

Maria conta que muitos dos passageiros elogiam o novo visual do viaduto da Avenida Marechal Floriano Peixoto. “Sempre tem gente falando bem, falando que melhorou o ambiente da Linha Verde. E todo o dia, desde que pintaram, tem pessoas batendo foto”, ressalta.

Comente aqui.

– O que você achou dos grafites no viaduto?

– Concorda que esse espaço seja cedido dos grafiteiros?

– As ilustrações melhoram o visual ou carregam ainda mais a paisagem?

Veja na galeria de fotos o viaduto.

Sobre o autor

(41) 9683-9504