Orleans

Nó do Orleans

O problema já é conhecido, mas só piora. O engarrafamento no Viaduto do Orleans e os transtornos na região fazem com que quem mora próximo ou passa diariamente pelo local torça para que as melhorias saiam logo do papel.

José Cordeiro: pistas mais largas. Foto: Gerson Klaina.
José Cordeiro: pistas mais largas. Foto: Gerson Klaina.

“É uma loucura. Principalmente no horário de pico, temos que esperar o sinal abrir e fechar quatro, cinco vezes até conseguir atravessar”, comenta o autônomo José Alves, 57. O local é bastante procurado pelos motoristas por ser um dos únicos que liga o Campo Comprido a Santa Felicidade, além de servir de acesso para os dois sentidos da BR-277.

O congestionamento se estende por toda a região. Além do viaduto, ficam intransitáveis o início da Avenida Vereador Toaldo Tulio, as ruas João Falarz e Virgínia Dalabona e os acessos para a rodovia. “Ainda tem gente que tranca a yellow box, aí complica tudo”, diz José.

Alargamento

Para o taxista José Cordeiro de Andrade, 68, que trabalha na Rua Virgínia Dalabona há 30 anos, a solução está no alargamento do viaduto. “Até o semáforo vai funcionar melhor. No horário de pico, é um salve-se quem puder”, observa. O estofador Noe Fernandes, 47, acredita que a construção de novos acessos para a BR também pode amenizar o problema. “Não temos muitas opções. Muitos motoristas vêm até aqui só pra isso, mas os acessos são restritos”, avalia ele. Noe observou que o movimento aumentou bastante nos últimos dez anos.

Soluções a partir de julho

José Alves: atravessar é difícil. Foto: Gerson Klaina.
José Alves: atravessar é difícil. Foto: Gerson Klaina.

A Câmara aprovou a sugestão do vereador Mauro Ignácio de duplicar o viaduto e contemplar a obra na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016. Já o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) informou que os estudos para intervenções de “curto prazo” na área estão em andamento e devem ficar prontos até julho.

O Ippuc afirmou ainda que “está desenvolvendo um estudo bem mais completo para melhorias no viaduto do Orleans”, que integra o terceiro anel viário e é considerado um grande gargalo para a circulação de veículos na região. “Como se trata de uma região de grande interesse para a cidade de Curitiba, o estudo do viaduto do Orleans deverá ser expandido para uma área de maior abrangência”, informou.

‘”Somente quando houver a conclusão dos estudos mais amplos é que poderão ser estabelecidos os prazos para a realização de todas as etapas de obras, assim como os orçamentos correspondentes a cada fase.”

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Sobre o autor

Carolina Gabardo Belo

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