Cajuru Jardim Botânico

Dias contados

Escrito por Magaléa Mazziotti

A saga da obra de alargamento do viaduto da Linha Verde Norte (BR-476) sobre as avenidas Affonso Camargo e Prefeito Maurício Fruet, entre os bairros Cajuru e Jardim Botânico, deve terminar ainda este ano. A previsão é da Secretaria Municipal de Obras, que reconhece o atraso na data de entrega, prevista para este mês e adiada para dezembro. A demora acontece por causa de problemas com a empreiteira, que foi multada, mas segue com as obras em um ritmo bastante criticado pela população e por motoristas que enfrentam longos congestionamentos em toda a região, principalmente no início da manhã e fim de tarde.

O mecânico Cleverson Batista, 32 anos, que trabalha em uma oficina na Rua José Rissato, uma das laterais do trecho em obra do viaduto, comenta que acompanhou toda a obra, iniciada em outubro de 2012. “Ficamos mais de um mês sem trabalhar, porque abriram um buraco aqui em uma das fases da obra e depois que deixaram sem saída a rua, o movimento nunca mais foi o mesmo”, afirma.
Depois de pronto, viaduto terá 6 pistas, sendo 3 em cada sentido. Foto: Felipe RosaOutra mudança foi no modo dele se deslocar para o trabalho. “Venho a pé de casa para o trabalho, pois gasto 15 minutos. Se eu arriscasse vir de ônibus, iria perder mais de uma hora na Affonso Camargo, pois tranca tudo, tanto embaixo quanto em cima”, avalia.

De acordo com a secretaria, com a conclusão do alargamento do viaduto, que passará a ter seis pistas, três para cada lado, o fluxo de toda a região tende a melhorar.
Franciele e Mayara enfrentam trecho perigoso e sem pavimentação. Foto: Felipe RosaMesmo sem ter que ficar “estacionados” no trânsito, os pedestres também dizem esperar pelo término das obras. As estudantes Franciele Cristina da Silva Santos, 18 anos, e Mayara Reis, 19, consideram perigoso circular pela região do jeito que está. “Sorte que não precisamos atravessar todo dia por aqui, pois esse trecho sem pavimento está muito perigoso”, comenta Franciele. “Quando chove ainda é pior”, complementa Mayara.

Segundo a Secretaria de Obras, as alças do viaduto vão contar com rampas de acesso, já que haverá estações-tubo na Linha Verde Norte, que também terá faixas exclusivas de ônibus assim que a obra for liberada.
Cleverson diz que obra deixou oficina mecânica fechada por um mês. Foto: Felipe RosaComente aqui.

– Você acredita que a obra no viaduto vai terminar até dezembro deste ano?

– O trânsito vai melhorar com o alargamento da Linha Verde Norte?

– Conhece mais alguma obra atrasada? Conte pra gente!

Confira as fotos. http://cacadores.parana-online.com.br/gallery/viaduto-na-linha-verde-deve-terminar-em-dezembro/

Sobre o autor

Magaléa Mazziotti

(41) 9683-9504