Guaíra

Ninjas na área

Quem passa pelo gramado na esquina da Avenida Presidente Kennedy com Rua João Antônio Xavier, no Guaíra, sábado de manhã, quase sempre se depara com praticantes de artes marciais. São alunos do mestre Richard Avon, 37 anos, que ensina o Ninjutsu, mais conhecido como arte ninja.

Richard alerta que não é aquele “ninja” que se vê nos filmes. É uma arte de mais de 800 anos que ensina defesa pessoal. Por isto, não tem competições. O Ninjutsu também trabalha com armas, como bastão, tchaco, arquearia, facas, espadas, garras de mão, entre outras, além de meditação e filosofia.

Segundo o mestre, tudo isto, junto, transforma os alunos em pessoas mais calmas, ponderadas, preparadas para enfrentar as adversidades da vida. O único ponto negativo, alerta, é o tempo que se leva para aprender. Em cinco anos, o aluno adquire a perícia desejada da arte, mas não o domínio total, que depende de mais anos de treino.

Natureza

Foto: Ciciro Back.
Foto: Ciciro Back.

As aulas que Richard faz no Guaíra – e uma vez por mês no Parque Barreirinha, com as armas – é para que os alunos tenham contato com a natureza, já que é uma arte que surgiu nas montanhas, ao ar livre. E pelo menos uma vez por ano ele promove acampamentos com os alunos, não só para prática da meditação e contato com a natureza, mas também para criar laços de amizade e companheirismo, um dos pilares da prática do Ninjutsu.

Procura feminina

Um bom número de mulheres têm procurado as aulas de Ninjutsu. Elas ficam atraídas não só com a boa forma física que a arte promove, mas também com a possibilidade de aprender a defesa pessoal. “Elas têm a percepção mais aguçada em certos aspectos. Aprendem mais rápido que os homens e suportam melhor a dor”, comenta Richard, que tem alunos de todas as idades. Um deles, por exemplo, tem 63 anos e desempenha muito bem os golpes. “É claro que, para as crianças, as aulas são mais lúdicas. Mas elas também podem praticar”, explica.

Serviço:

Ninjutsu Curitiba
Quem quiser conhecer mais sobre o Ninjutsu, pode acessar a página no Facebook
Telefone: 3014-0035
Whats App mestre Richard: 8421-7079

Leia mais sobre Guaíra.

Sobre o autor

Giselle Ulbrich

(41) 9683-9504