Curitiba

Risada pra todos

Escrito por Tribuna do Paraná

A arte de criar palavras e frases que permitem leitura tanto da esquerda para a direita quanto vice-versa, conhecida como palindromia, se tornou especialidade para o professor de matemática e poeta Ziro Roriz. Entre frases, textos e poemas, possui uma coleção com mais quatro mil palíndromos, como a Tribuna já mostrou em fevereiro de 2014. Apaixonado confesso por brincar com a língua portuguesa, Ziro agora trabalha em dois projetos culturais voltado a pessoas com deficiência visual (total ou parcial).

Um deles é traduzir para o braile o livro “Palíndromo – Um Desafio Linguístico”, uma publicação lançada em 2014 com 304 páginas recheadas de humor e repletas de excentricidades linguísticas, como por exemplo: “!é a Cida sádica?”. Na mesma sentença, o palíndromo é ao mesmo tempo a pergunta e a resposta.

Entretanto, a versão em braile depende de patrocinadores, pois os custos da impressão são elevados, devido ao tipo de papel e máquina utilizados no processo. “Conversei com vários empresários de Curitiba e estou bastante empolgado, no entanto, preciso do apoio para transformar o projeto em realidade”, conta. Além disso, o palindromista revela que o projeto abrangerá não apenas o Brasil, mas os outros oito países de língua portuguesa, inclusive Portugal.

Foto: Ivonaldo Alexandre
Escritor precisa de apoio para transformar o projeto em realidade. Foto: Ivonaldo Alexandre

Paralelamente ao projeto em braile, Ziro revela que pretende transformar outra obra em audiolivro. Lançado em 2012, “Haicais & Haikus” é uma publicação bilíngue (português e espanhol) que reúne haicais formatados no padrão tradicional japonês, tanto na métrica silábica (5-7-5), como no conteúdo. Segundo ele, o trabalho tem como objetivo homenagear a nação japonesa e divulgar aos povos de língua espanhola e portuguesa o haicai que se escreve e se pratica no Brasil com elementos tupiniquins.

Para quem quiser apoiar os projetos de Ziro Roriz, é só entrar em contato pelo e-mail bocadacobra@gmail.com.

Sobre o autor

Tribuna do Paraná

(41) 9683-9504