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Curitiba

Alerta na pista

Somente entre os dias 22 e 25 de dezembro, dezesseis pessoas morreram em estradas do Paraná, segundo levantamentos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Batalhão de Polícia Rodoviária Federal (BPRv). A intenção era curtir o feriado, mas as imprudências, juntamente com falhas mecânicas e outros problemas, acabam estragando o passeio de muitas famílias.

Além dos mortos, 272 pessoas ficaram feridas e, de acordo com o policial rodoviário federal Fernando Oliveira, alguns acidentes poderiam ser evitados caso houvesse maior cuidado na hora de dirigir.

Mecânico alerta sobre os riscos de não cuidar do seu "possante". Foto: Átila Alberti.

Mecânico alerta sobre os riscos de não cuidar do seu “possante”. Foto: Átila Alberti.

“Quem dirigir deve ficar atento a diversos detalhes, isso porque muitas vezes o pneu de um veículo parece bom para viajar, mas na verdade já está desgastado e para frear fica mais difícil, ainda mais em trechos de chuva, que são bastante comuns aqui no Paraná. E vai muito além disso, muitos motoristas não prestam atenção nos freios, e eles são essenciais para uma viagem segura”, relatou o policial.

O fator climático também deve ser levado em consideração, já que a chuva torna diversos trechos mais perigosos. Para tentar evitar este tipo de acidente, é essencial que o motorista faça uma revisão no veículo antes de pegar a estrada. Em um primeiro momento parece um gasto ‘a mais‘, mas, na verdade, um pequeno reparo pode evitar uma grande tragédia.

“Há casos em que o carro tem uma falha mecânica e não há acostamento na via. Por conta disso, um grave acidente pode acontecer. O motor deve sempre ser bem cuidado, o óleo deve ser trocado e outros itens revisados. Isso ajuda muito”, completou Oliveira.

Leia mais: Seis dicas de colônias de férias pra piazada. Confira!

Por conta dos altos registros de acidentes, a Tribuna do Paraná foi até uma oficina mecânica para entender quais são os itens que devem ser revisados com frequência. O mecânico Eduardo Rauscher explica que a revisão é muito importante e, se feita com a periodicidade correta, não passa de R$150.

“Para quem está com o carro sempre em dia, é difícil encontrar algum problema na revisão. Já para quem não tem muito cuidado, e se forem necessários muitos ajustes, é possível gastar até R$ 1500 somente em coisas essenciais que o veículo precisa”, ressaltou Rauscher.

Confira as dicas do mecânico:

Arrefecimento – refrigeração do motor
Esse é um dos “itens” mais importantes em um veículo. A recomendação é manter o compartimento com o fluído recomendado pelo fabricante e, além disso, a água deve estar sempre no nível correto, para que não haja aquecimento através da refrigeração.

Foto: Átila Alberti.

Foto: Átila Alberti.

Filtro do combustível
O filtro do combustível é um item essencial, já que protege o motor e ajuda muito na economia de combustível. Se for um carro que utiliza álcool, o filtro deve ser trocado com 10 mil quilômetros. Já os carros que usam gasolina devem ser trocados com 20 mil quilômetros.

Freios
Esse é um dos itens mais importantes, já que são os freios que trazem segurança para os passageiros. A recomendação é, fez barulho, sentiu uma trepidação estranha, tem que revisar. A recomendação é trocar as pastilhas de freio a cada 10 mil quilômetros. Além disso, há também o fluído do freio, que também tem prazo de validade e precisa ser trocado de vez em quando.

Foto: Átila Alberti.

Foto: Átila Alberti.

Pneus
Mais um item importantíssimo. Muitas vezes o pneu parece bom, mas na verdade já não tem mais aderência e pode prejudicar muito na estrada. Antes de viajar, calibre os pneus, inclusive o estepe, mas vale lembrar que cada carro tem uma recomendação de calibragem.

Bateria
Geralmente a peça só é lembrada quando o carro deixa de funcionar. Geralmente as empresas dão um ano de garantia, então é preciso ficar atento.

Suspensão
A suspensão também deve ser revisada a cada 10 mil quilômetros e isso inclui balanceamento e geometria. O sinal é aquela ‘puxada‘ que o carro dá para o lado ou outro. É sempre importante fazer uma verificação prévia já que traz segurança para o motorista. Vale a pena checar o desgaste de amortecedores, buchas, molas e batentes.

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Lâmpadas e Palhetas
As luzes são obrigatórias nas estradas, então, mais um motivo para se preocupar com elas. A dica é testar todas as luzes antes de sair de casa. Para as palhetas a dica é a mesma.

Painel
Muitas vezes as pessoas acabam ignorando as luzes que acendem no painel, por não ter conhecimento do que ela significa, mas é preciso ficar atento. Caso haja alguma dúvida, basta consultar o manual do seu carro.

Sobre o autor

Luiza Luersen

Luiza Luersen

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduanda em Mídias Digitais e Jornalismo Esportivo.

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14 Comentários em "Alerta na pista"


A Gabardo
A Gabardo
24 dias 7 horas atrás
Alerta também para os mecânicos picaretas e a forte comercialização de peças de segunda linha. Tem muito mecânico e oficina picareta nesse ramo, por ser uma profissão autônoma e sem um órgão para controlar os profissionais, oficinas também não são fiscalizadas, alguma se quer emitem NF e possuem alvará, tem muita gente abrindo uma oficina e enganando os cliente com falsas substituição de peças com serviços duvidosos, é muita malandragem nesse ramo e ocultação de informações.Nunca deixe seu veículo em uma oficina o dia todo, acompanhe a troca das peças, a procedência das peças, se ambas possuem garantia. Eu conheço… Leia mais »
Junior
Junior
25 dias 11 horas atrás

O que acontece, é que o pessoal acha que é só pegar e rodar. O carro nunca precisa de manutenção. Só seguir o manual, não precisa ir em Css. Apenas isso.

Rafael Gomes
Rafael Gomes
25 dias 12 horas atrás

Esse mecânico deve ser aquele que sai trocando tudo se avaliar se esta meia vida..

Rodrigo
Rodrigo
25 dias 8 horas atrás

Nossaaa….!!! Você está apaixonado pelo mecânico? Não para de falar nele…!!! kkkk

Paula Tejando
Paula Tejando
25 dias 12 horas atrás

Luiza Bochechuda e Pre***xuda

Michael
Michael
25 dias 12 horas atrás

Trocar pastilha de freio a cada 10 mil km? Tá louco? O meu carro está com 50 mil km e as pastilhas ainda estão com meia vida!!

Tem que ser muito bração lixador de pastilha para trocar com 10 mil km!

Rodrigo
Rodrigo
25 dias 8 horas atrás

Caraca heim….!!! Só anda em subida então pra não gastar pastilha. 50K e ainda estão com meia vida? Piripipir…corococórrr…!!!

Michael
Michael
25 dias 7 horas atrás

Já ouviu falar de uma coisa chamada freio motor amigão? Aprende a dirigir direito antes de sair comentando o que não sabe.

fernando
fernando
25 dias 11 horas atrás

Duvido muito que uma pastilha de freio dure a cada 10 mil km. Se o teu carro Michael tá com as pastilhas ainda estão com meia vida aos 50 mil kms é sinal de que estão bem cuidadas.

Nao
Nao
25 dias 11 horas atrás

Que ótimo “mexânico” hein?

Rafael Gomes
Rafael Gomes
25 dias 12 horas atrás

Esse é o famoso mecânico “bom” que sai trocando tudo sem necessidade e ainda cobra caro dos menos avisados…

José
José
25 dias 14 horas atrás

Gasolina a R$ 5,10, pedágio a R$ 20,00!

Boa Viagem!

A Gabardo
A Gabardo
24 dias 7 horas atrás

Cadê os almofadinhas com a camisa da CBF kkk

Michael
Michael
25 dias 12 horas atrás

Brasil, um país de tolos.

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