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Curitiba

Crédito roubado

Um, dois ou até três cartões de crédito diferentes são comuns na carteira de, pelo menos, 52 milhões de brasileiros. Além disso, uma pesquisa realizada em 2016 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que sete em cada dez desses consumidores garantem que o cartão é algo positivo. No entanto, ao mesmo tempo em que facilita as compras no dia a dia, também pode chamar a atenção de bandidos.

Somente na Delegacia de Estelionato de Curitiba, foram registrados entre janeiro do ano passado e março deste ano quase 100 boletins de ocorrência relacionados a cartões. Ao todo, eles geraram prejuízo superior a R$ 350 mil aos usuários e têm se tornado cada vez mais frequentes. “Há diversos casos de clonagem em que os bandidos conseguem os dados do cliente e fazem compras com essas informações. Também atendemos situações envolvendo e-mails falsos que roubam dados do usuário e ainda fraudes utilizando motoboys em todos os bairros da capital”, informa Wallace de Oliveira Brito, delegado-titular da Delegacia de Estelionato de Curitiba.

Golpe do motoboy

Foto: Átila Alberti

Pesquisa revela que sete em cada dez desses consumidores garantem que o cartão é algo positivo. Foto: Átila Alberti

Esse “golpe do motoboy”, segundo ele, tem se tornado cada vez mais frequente e elaborado. “Uma pessoa liga na sua residência se apresentando como funcionário do setor de segurança do cartão e informando que compras incomuns foram realizadas em seu nome. Na hora, o cliente fica preocupado e começa a responder as perguntas do estelionatário, que solicita CPF, dados do cartão e até a senha. Por fim, a vítima é informada de que precisa quebrar o cartão no meio e entregar a um motoboy que está indo até sua casa”.

Pode parecer uma situação simples de ser percebida, mas, no momento da ligação, os clientes não imaginam que se trate de uma fraude. Assim, eles prontamente atendem a solicitação do “banco” e só percebem o tamanho do problema ao receberem a fatura do mês seguinte. “Nesse período, a quadrilha realizou diversas compras pela internet e também pessoalmente em lojas, já que, ao quebrar o cartão, o chip continuou intacto e pronto para ser utilizado”, explica o delegado.

Fraudes

Foto: Átila Alberti

Entre janeiro do ano passado e março deste ano, foram registrados quase 100 boletins de ocorrência relacionados a cartões. Foto: Átila Alberti

Além desse caso, existem outras fraudes que tiram o sono de usuários como Ruth Mosquem, 23 anos. Publicitária na cidade de Araucária, ela foi vítima de um golpe diferente e também precisou registrar o boletim de ocorrência. “Fazia muito tempo que eu não usava um dos meus cartões de crédito. Aí, quando fui efetuar a compra, não consegui. No mesmo dia entrei em contato com a operadora do cartão e me falaram que eu tinha usado todo o limite”, conta.

O problema, segundo ela, é que as compras que apareciam na fatura haviam sido realizadas em Brasília. “Eu não tinha viajado e estava usando outros cartões aqui na região de Curitiba, então não era eu. Eles perceberam isso rapidamente e retiraram as cobranças. Fiquei aliviada”.

De acordo com o delegado Wallace, situações como essa ainda são comuns e acontecem devido à falta de segurança no sistema das companhias de cartões. “Bandidos invadem esses sistemas e conseguem dados do usuário para efetuar compras em seu nome. Só que o banco percebe que se tratou de uma clonagem e ressarce a vítima”.

Roubos

Também há um grande número de boletins de ocorrência envolvendo cartões de crédito na Delegacia de Furtos e Roubos (DFR). Um desses casos envolveu a empresária Rosangela Olszewski de Miranda, 40 anos, que teve sua carteira roubada na loja em que trabalha, na Avenida República Argentina, bairro Água Verde. “Uma mulher entrou aqui com um garotinho e pediu para experimentar as roupas em uma sala reservada que temos porque a criança era muito tímida. Eu deixei ela ali e fui atender outros clientes, só que percebi depois que minha carteira havia sumido”, lamentou.

Ao sentir falta dos documentos, a empresária lembrou que a mãe e o garoto foram os únicos a chegar perto da sua bolsa. Por isso, se dirigiu à delegacia para fazer um B.O. “Também entrei em contato com a empresa do cartão de crédito solicitando o cancelamento dele, mas já era tarde porque a ladra tinha acabado com o limite que eu ia usar para comprar material escolar”.

De acordo com o delegado-chefe da DFR, Matheus Laiola, a equipe está investigando esse e outros casos envolvendo cartões. “Há casos em que o cartão de crédito é furtado e, sem estar com a senha, o criminoso consegue capturar os dados do cliente para fazer compras pela internet. Também há situações em que o criminoso leva a vítima para fazer o saque dentro da agência bancária e há até ocorrências de auto-fraude, em que o cliente simula que sofreu uma fraude para não ter que pagar o débito”, enumera.

Segundo ele, todas as situações são analisadas pelo banco responsável e, quando é comprovado que o usuário foi vítima, ele recebe o estorno do valor. “Mas cada caso é diferente do outro. Em uma situação de autofraude, por exemplo, o banco pode até estornar, mas se depois de uma investigação interna a fraude for descoberta, terá direito de cobrar o cliente. Já em um caso em que o cliente fornece a senha, ainda que coagido pelo criminoso, as instituições bancárias acabam não assumindo a responsabilidade e a situação segue para a Justiça”.

Saiba o que fazer pra “prevenir e remediar”

Foto: Átila Alberti

Foto: Átila Alberti

Ao sofrer alguma fraude, roubo ou mesmo ao perder o cartão de crédito, o usuário precisa seguir alguns passos imediatamente.  “A primeira providência é comunicar o fato à administradora do cartão e pedir o bloqueio ou o cancelamento. Nesse momento, o cliente deve anotar o número do protocolo de atendimento e, posteriormente, ir até uma delegacia de polícia para fazer um Boletim de Ocorrência”, explica Laiola. No entanto, “prevenir é melhor que remediar”. Por isso, é necessário cuidar dos cartões e sempre evitar expor dados sigilosos. Afinal, ninguém quer transformar esse artigo da modernidade em motivo para dor de cabeça. A Delegacia de Estelionato está localizada na Rua Professora Antônia Reginato Vianna, 1177, no Capão da Imbuia, e atende pelo telefone (41) 3261-6600.

Como se proteger?

  1. Desconsidere de ligações e e-mails que peçam dados sigilosos, pois os bancos não entram em contato com você dessa forma.
  2. Memorize a senha do cartão de crédito e nunca a deixe registrada em papeis junto ao cartão ou mesmo na carteira ou bolsa.
  3. Se tiver dúvida para manusear seu cartão, procure ajuda de um funcionário identificado do banco.
  4.  Sempre que estiver usando o caixa eletrônico ou a máquina de leitura de um estabelecimento comercial, fique de frente para o equipamento, evitando que alguém veja os números digitados.

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Sobre o autor

Raquel Derevecki

Raquel Derevecki

Raquel Derevecki se formou em Jornalismo no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) em dezembro de 2011. Durante o curso, ela atuou como produtora da Rádio Unasp, foi estagiária na rádio CBN Curitiba, escreveu para diversos sites e teve reportagens publicadas nas revistas Vida e Saúde, Educação Adventista e Nosso Amiguinho. Depois da formatura, trabalhou como repórter no Jornal O Popular do Paraná, em Araucária, e hoje atua na Tribuna do Paraná. Ela ama o que faz, gosta de viajar e não nega uma barra de chocolate.

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11 Comentários em "Crédito roubado"


Rafael
Rafael
2 meses 1 dia atrás

Não é de se duvidar que pessoas caiam nesse tipo de golpe…pelo que vemos diariamente eleitores defendendo partidos políticos e seus bandidos de estimação, já dá pra notar o nível de ignorância do povo.

PARANITO PENTACAMPEÃO
PARANITO PENTACAMPEÃO
2 meses 2 dias atrás

Rapááá…. o mundo é dos expertoxxx Se vacilar vai siphu mesmo. Q MANÉ é esse que quebra o cartão e entrega pro moto boi, quem sabe levar pra operadora Visa, Master, etc…., quem sabe ?? Inutilizou o cartão é lixo e pronto. Eu agora já to pondo uma revista ou qlqer. coisa em cima da minha mão qd. vou digitar a senho no cx. automatico do banco, tá cheio de micro-cameras filmando. Tem que ficar ligado, se só ficar pensando em BBB, carnaval e futebol, vai levar FERRO e não é poko !!!

Thomas T
Thomas T
2 meses 3 dias atrás

Não generalizem. Apenas isso.

wellington
wellington
2 meses 3 dias atrás

em relacao ao golpe do motoboy concordo, tem até o golpe que apareceu na midia das correspondencias, mais o da dona de loja q a cliente roubou e onde a ladra fez as compras nao exigiu documentacao, isto tem realmente q avisar e responsabilizar as lojas q venderam sem a apresentacao do documento com foto.ou seja bandido é bandido e a populacao tem q ficar atenta a tudo hj desde o batedor de carteira até a grande cupula q nos governa

sidnei
sidnei
2 meses 3 dias atrás

Fala sério né…é bem sonsa uma pessoa que cai numa num golpe desse. Bem que se tratando de povo que só entende de futebol, BBB e novelas, não se espera grandes inteligências.

Eliete
Eliete
2 meses 2 dias atrás

sim so gente ridicula e ignorante

wellington
wellington
2 meses 3 dias atrás

vejo q neste caso foi uma cliente q roubou a carteira e todos os documentos e esta faltando varias informacoes na materia pertinente a isto, pois temos imagens desta BANDIDA levando os filhos as compras e até o filho maior tentou fazer compras com o cartao roubado, temos q expor esta extelionataria, tem fotos da cara desta BANDIDA, ou seja hj neste pais o melhor é ser bandido, pois eles sabem q nada acontece

André G
André G
2 meses 3 dias atrás

É muito amadorismo cair nesse golpe, são pessoas completamente desligadas do mundo. É assustador como as pessoas são ingenuas. É por isso que os políticos fazem a festa, como é fácil enganara Brasileiro!

EL PODEROSO TORNADO!
EL PODEROSO TORNADO!
2 meses 3 dias atrás

“Golpe do Motoboy”, só TROUXA mesmo para cair neste golpe ridículo! Até uma criança de dez anos instruída não cairia no tal golpe, só os BURROS mesmo!… kkkkkkkkkkkkkkkk

GUIMA RÃES
GUIMA RÃES
2 meses 3 dias atrás

Só cai nestes golpes quem quer.
É muita ingenuidade, ficar passando dados por telefone..e entregar o cartão para um moto boy…
Sempre temos que desconfiar, se te ligarem duvide, e entre em contato direto com seu banco

fernando
fernando
2 meses 3 dias atrás

Com certeza, quem cai no golpe do motoboy ou é ingênuo ou é burro mesmo. Por isso que não dá para passar os dados e nem entregar o cartão para qualquer um.

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