Curitiba

Adorável sonhadora

Escrito por Magaléa Mazziotti

Mais da metade dos 16 anos de vida da estudante curitibana Adrielli Almeida se passaram entre as ações de ler e escrever e dessa devoção à palavra escrita, a jovem contabiliza três romances produzidos e vários contos. No mês passado, ela vivenciou toda a satisfação de ter uma obra publicada, o livro “Caterpillar- o sonho adolescente”, e mais um conto com o título “A Janela” que integrou uma compilação de 96 textos versando sobre histórias de terror e sobrenaturais.

“A inspiração acontece a qualquer momento, tanto que ando sempre com uma caneta para anotar a ideia. E se falta papel, uso qualquer espaço, inclusive meu próprio braço”, revela.

Adrielli Almeida transformou o gosto pela leitura em produção. Foto: Marco Andre LimaA família já precisou intervir para que ela fizesse outras atividades além de ler e escrever. “Hoje ela tem horários para ler e escrever”, explica a mãe de Adrielli, Roselia Fatima Camara. “Ela é rata de biblioteca. Não foi uma vez que a escola se impressionou com a vontade dela em ler todos os livros, inclusive os maiores, com mais de 400 páginas”, acrescenta o pai, Leonir de Almeida.

A irmã dela, Alessandra, 9 anos, conta que foi graças ao incentivo de Adrielli que aprendeu a escrever. “Eu pedia para ela me ajudar e entrei na escola já sabendo”, revela.

Fã de escritoras como Carina Rissi e Mari Scoth, foi com a obra infantojuvenil, “A Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga, que Adrielli viu brotar o sonho de ser escritora, com a personagem Raquel. “Isso ficou em mim e me instigou a escrever e criar”, conta.

O primeiro livro publicado, “Caterpillar- o sonho adolescente”, conta a história da personagem Amélia, que tinha o sonho de cantar e participou de um concurso em Londres, no qual não foi aprovada na primeira vez. “Minhas histórias sempre buscam inspirar as pessoas a nunca desistirem e batalharem por seus sonhos”, explica Adrielli.

Ela conta que esse livro é uma “fanfic”, obra de ficção produzida por fãs de determinado grupo ou artista, que teve início na página de Facebook dela. “É baseada em uma banda que gosto muito, One Direction, só troquei os nomes”.
Novo livro deve sair no começo do ano que vem. Foto: Marco Andre LimaJá o próximo livro, que deverá ser publicado no início de 2015, tem a cidade de Curitiba e a Pedreira Paulo Leminski como panos de fundo. “O livro chama-se ‘Música e Letra’ e, assim como tudo o que escrevo, tem o objetivo de fazer as pessoas a acreditarem e batalharem pelos seus sonhos”, comenta.

Com o apoio irrestrito da família, inclusive para viabilizar junto às editoras a publicação de suas obras, por meio de parceiras em que ela passa a receber a partir de um número previamente acordado de livros vendidos, Adrielli explica que o principal combustível de sua mente inquieta é o desejo de ver suas histórias atingindo “o coração das pessoas”. Interessados em publicar outras obras de Adrielli podem entrar em contato pelo e-mail adrielli.almeida98@hot mail.com

Comente aqui.

– Você conhece algum jovem escritor em busca de uma editora pra publicar seus livros?

– É fã de algum autor curitibano? Qual?

Sobre o autor

Magaléa Mazziotti

(41) 9683-9504