enkontra.com
Fechar busca

Publicidade

Centro

Nova esperança

Michele com os pequenos Samuel e Sara. Foto: Marcelo Rocha / RPC
Tribuna do Paraná
Escrito por Tribuna do Paraná

Samuel nasceu às 23h44 do dia 31 de dezembro de 2017. Sara, sua irmã gêmea, veio ao mundo no dia 1.º de janeiro de 2018, precisamente às 0h06. O casal é filho de Michele Ferreira Maciel Ribeiro, de 28 anos (foto), que deu à luz de parto normal no Hospital das Clínicas de Curitiba durante a virada de ano.

Após 38 semanas de gestação, o casal de jovens curitibanos está pronto para encarar o mundo. Mas que mundo, ou melhor, que Curitiba eles encontrarão em seus caminhos?

O ano de 2018 nos reserva boas doses de emoção. Serão acontecimentos que podem ajudar a determinar mudanças sensíveis nas nossas rotinas. Por exemplo, é ano de eleição, de retomada da economia. O ano em que a prefeitura prometeu mostrar serviço, um ano que se clama por menos violência e mais oportunidades. E tem até Copa do Mundo.

A Tribuna reuniu algumas informações e também dicas de nossos colunistas e parceiros para ajudar aos seus leitores a se planejar melhor para as surpresas e desafios que 2018 vai trazer. Primeiro, vamos aos desafios:

Economia

E a perspectiva é de que a economia finalmente vai melhorar em 2018. Embora os preços nas prateleiras não mostrem o que os indicadores econômicos têm revelado, o consumidor pode ficar otimista para o ano novo. De acordo com as projeções o Brasil vai apresentar um crescimento de 3,2% ao ano, o que seria mais que o dobro do crescimento registrado em 2017. O que isso significa? Que o consumo das famílias vai aumentar, que deverão ser gerados ao menos 1 milhão de novos empregos com carteira assinada e a taxa de juros vai baixar. O melhor ainda está por vir em 2019 segundo especialistas.

Curitiba

O prefeito Rafael Greca prometeu entrar em 2018 com tudo. Em entrevista à Tribuna do Paraná ele citou que 2017 foi um ano de recuperação, de “pôr a casa em ordem” e que a partir deste novo ano a cidade voltaria a crescer. Todas as licitações de obras estão prometidas já para janeiro, para que sejam construídas novas unidades de saúde, creches e escolas, além da pavimentação de mais ruas e construção de trincheiras e viadutos. Greca também prometeu melhorar ainda mais o sistema de agendamento de consultas médicas e de assistência social.

Eleições

O ano de 2018 terá as primeiras eleições após a maioria das prisões e condenações da Operação Lava-Jato. Toda a estrutura política do país e dos partidos foi remexida, tanto é que muitas das legendas mudaram de nome até como estratégia para apagar suas ligações com o maior escândalo de corrupção da história do Brasil. Após o impeachment da ex-presidente Dilma os brasileiros poderão escolher o novo presidente para ajudar a recolocar o país nos trilhos novamente. Também serão escolhidos governadores e deputados estaduais, além de deputados federais e senadores, peças importantes na aprovação de leis e com influência direta na fiscalização do novo presidente.

Segurança

Ninguém se sente mais seguro e por mais clichê que a frase “estamos reféns da falta de segurança” seja, é exatamente assim que se encontra o curitibano. Apesar do número de homicídios na grande Curitiba ter diminuído em 2017 na comparação com o ano anterior, a preocupação com o amanhã é companheira de todos nós. Em ano de eleição é bem provável que a situação melhore, visto que o tema é sempre usado com habilidade pelos postulantes ao cargo de governador. Resta ao povo não esquecer de passar o cadeado no portão e rezar para que os filhos continuem voltando para casa em segurança no ano que se inicia.

Dicas de quem entende

Conquistas

Michelli Duje é psicóloga formada pela PUC-PR, Pós-graduada em Psicopedagogia e possui formação em Psicoterapia de casal. Psicóloga, escritora e palestrante. Foto: Arquivo

Michelli Duje é psicóloga formada pela PUC-PR, pós-graduada em Psicopedagogia e possui formação em Psicoterapia de casal. Foto: Arquivo

“Muitas pessoas buscam o sucesso. Normalmente elas avaliam o que é necessário, fazem tentativas e seguem os passos que acreditam que as levarão as suas conquistas. Ficam na expectativa que dê tudo certo, mas nem sempre a vida é assim.

Mas isso não quer dizer que foi tudo perdido, se ela continuar persistindo e regando as sementinhas que plantou, é possível colher os frutos em outro momento de vida. As dificuldades podem levar a pessoa a encontrar novas formas de pensar, de agir e de atingir o seu objetivo, ampliando o seu repertório, criando novos caminhos. Os obstáculos podem ser vistos como uma chance de se reinventar e se conhecer ainda mais, despertando capacidades que estavam adormecidas.

Isso se aplica em qualquer situação de vida e pode ajudar a pessoa a se sentir mais fortalecida a conquistar os seus sonhos, metas ou propósitos de vida (ser feliz, ter sucesso profissional, emagrecer, ter um relacionamento amoroso saudável).

Para conseguir superar as dificuldades e frustrações, a pessoa tem que olhar para a própria vida de forma positiva e proveitosa, como se todas as experiências que tivesse vivido a ensinassem a se aperfeiçoar e a direcionassem a algo melhor”.

Leia mais na coluna Divã da Tribuna 

Planejamento Pessoal

Renato Follador é consultor em previdência e finanças pessoais, atuando na área há mais de 30 anos. Foto: Arquivo

Renato Follador é consultor em previdência e finanças pessoais, atuando na área há mais de 30 anos. Foto: Arquivo

“Muita gente procura pais de santo, sortistas, astrólogos e profissionais da cabala para saber sobre o futuro e suas tendências. Cada um busca respostas à sua forma, mas acho que todos deveriam aprender a influenciar, a moldar e a mudar seu futuro através do planejamento pessoal. Dificilmente dá errado.

Conheço muita gente realizada e feliz por ter procurado respostas a duas simples perguntas: “o que quero da vida” e “o que tenho que fazer para consegui-lo”. A estrada para o sucesso não é uma reta. Há curvas chamadas “perdas”, trevos chamados “decisões erradas” e quebra-molas chamados “fracassos”.
No caminho, deve-se olhar para trás para se fortalecer observando os obstáculos superados, as lições aprendidas e o crescimento atingido. Deve-se também olhar também pra frente, tendo planos, estabelecendo metas e prosseguindo com firmeza e perseverança.

Vocês não imaginam quanta gente está na onda sem saber para onde a maré está os levando. Muitos me dizem que se arrependem de ter deixado seus futuros nas mãos do governo, ou ao Deus dará. Dariam tudo por uma nova oportunidade de construir um futuro melhor.

Sabendo o que se quer da vida, especialmente do ponto de vista profissional, há três ingredientes indispensáveis para atingir nossos objetivos: disciplina de fazer a nossa parte, perseverança de não desistir no meio do caminho e paciência até chegar o momento do sucesso. Pense nisso quando pensar em como será 2018”.

Leia mais na coluna Previdência: um dia você vai precisar dela

Auto responsabilidade

Zanon Macedo é ex-lutador profissional de MMA e Personal Trainer especialista em emagrecimento. Foto: Reprodução

Zanon Macedo é ex-lutador profissional de MMA e Personal Trainer especialista em emagrecimento. Foto: Reprodução

“Fim do ano é época de balanço e junto dele vem a sensação de que poderíamos ter cuidado melhor da saúde. Surgem também as listas de metas a se alcançar no próximo ano. E se o desejo de perder alguns quilinhos se repete todos os anos, não se desaponte. Vou te ajudar a começar o ano com uma mentalidade de sucesso.

A auto-responsabilidade é um ponto importante no processo de perda de peso. Cientificamente ela é estudada como “Locus de Controle”, que significa local de controle, que classifica como as pessoas veem os acontecimentos de suas vidas. Pessoas que possuem locus de controle “externo” tendem a culpar fatores externos para os acontecimentos em suas vidas, como o destino ou outras pessoas. Já pessoas com locus de controle “interno” se sentem protagonistas de suas vidas, responsáveis pelos acontecimentos e pelas atitudes que devem tomar.

Para que você consiga atingir suas metas e emagrecer esteja atento às suas ações. São elas que te levarão ao sucesso. Torne-se auto-responsável pela sua saúde, seu trabalho e sua vida em família, independente dos acontecimentos externos. Reconheça que os resultados são determinados por suas ações e isto fará toda a diferença quando falamos sobre realização de objetivos, sonhos e emagrecimento”.

Leia mais na coluna Emagrecer é pra já

 

Sobre o autor

Tribuna do Paraná

Tribuna do Paraná

Buscamos os mais variados tipos de histórias na Grande Curitiba e litoral: curiosas, engraçadas, problemáticas, exemplos de vida... E-mail: cacadores@tribunadoparana.com.br

Deixe um comentário

avatar

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz
(41) 9683-9504