Boa Vista

Oásis no bairro

Escrito por Paula Weidlich

Em uma área muito urbanizada do Boa Vista é possível parar e apreciar a natureza, No Bosque Martin Lutero, mais conhecido como Bosque Boa Vista. O nome oficial foi dado em 1996, em homenagem ao principal nome da Reforma Protestante, que participou da renovação da igreja na Alemanha do século 16 e que tinha a defesa da liberdade de consciência como um de seus princípios.

Entre as ruas Holanda e Vicente Ciccarino, o bosque tem mais de 11 mil metros quadrados, 7 mil de vegetação remanescente da antiga mata de araucárias. Entre as espécies encontradas, há pinheiros, canelas, paus de bugre, pinheiros bravos, pitangueiras e guabirobeiras. A população também aproveitar os equipamentos disponíveis, como um parquinho.

Segurança

Bosque Martin Lutero é espaço de lazer e descanso no meio do Boa Vista. Foto: Ciciro Back.
Bosque Martin Lutero é espaço de lazer e descanso no meio do Boa Vista. Foto: Ciciro Back.

O designer Enzo Morossini, 30 anos, e a autônoma Cássia Zanotto, 28, costumam ir até o bosque todos os dias, para brincar com seu cão. “Gostamos bastante daqui. É um lugar bonito e agradável, que geralmente está limpo. Nunca tivemos problemas de segurança”, conta Enzo.

Nem tudo são flores

Apesar de tranquilo, segundo alguns moradores, grupos de adolescentes usam o local para o consumo de drogas. “Moro perto daqui e sempre acompanho minha filha até o ponto de ônibus. Evito que ela venha sozinha, os meninos nunca mexeram com a gente, mas fico apreensiva”, relata a advogada Simone Miketen, 45. Outro problema é o vandalismo. Gangorra e escorregadores precisam de manutenção. Muros também têm marcas deixadas pelos pichadores. O departamento de parques e praças informa que está programada a revitalização do playground e transferência destes equipamento para área ao lado da Escola de Cegos dentro de 30 dias. O parquinho ganhará novo espaço junto às canchas de vôlei.

Leia mais sobre Boa Vista.

Sobre o autor

Paula Weidlich

(41) 9683-9504