Água Verde

Praça pela metade

Escrito por Giselle Ulbrich

Frequentadores da Praça Afonso Botelho, no Água Verde, em frente à Arena da Baixada, estão ansiosos por saber quando poderão desfrutar plenamente da praça. Na última sexta-feira (29 de abril), parte do espaço foi finalmente entregue para uso da população. Mas um quarto do local ainda está em obras, daquelas chamadas de legado da Copa, que deveriam ter ficado prontas ainda para o evento esportivo de 2014.

Este pedaço de praça ainda em obras vai abrigar banheiros, elevador, rampa de acesso, um prédio para as atividades da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), como salas de ginástica, salas de apoio e vestiários, além de cinco quadras – três canchas de vôlei, uma de futebol e uma poliesportiva.

A Tribuna esteve na praça e viu que o “grosso” do prédio da secretaria já está pronto: paredes, telhado, elétrica, e hidráulica. Faltam os acabamentos. Em um dos vestiários, os azulejos já estão sendo assentados. A parte que abriga o elevador também está preparada para receber o equipamento. Das canchas, apenas o piso de cimento da quadra poliesportiva já está pronto. As outras ainda estão no barro.

Um funcionário da obra, que pediu para não ser identificado, explicou que a construção ainda deve durar uns 90 dias. Inicialmente, a prefeitura tinha dito que o prazo de entrega era para o aniversário de Curitiba, 29 de março. Depois, disse que era para maio. Porém, explicou o funcionário, a obra atrasou por diversos motivos, tanto pela parte burocrática que é necessária e também pelas intempéries de Curitiba. No final do ano passado, por exemplo, choveu muito na capital, o que prejudicou bastante o andamento.

Resposta

Foto: Felipe Rosa
Construção deve durar uns 90 dias. Foto: Felipe Rosa

A prefeitura de Curitiba diz que, até o fim de maio, esta obra deve ser concluída. Caso contrário, a empresa contratada sofrerá as sanções previstas no contrato, por conta do atraso. E após a entrega desta segunda etapa (que foi dividida em três partes, entregues em dezembro de 2015, abril de 2016 e maio de 016), não há previsão de novas obras para a praça.

O povo aprovou o resto?

O restante da praça Afonso Botelho já está todo revitalizado. Ganhou novo piso, melhor iluminação, academia ao ar livre, reforma da concha acústica e da pista de skate, um novo parquinho, novo gramado, deck em madeira para múltiplos usos, melhorias na pista de caminhada e gradil em toda a extensão da Avenida Presidente Getúlio Vargas.

O aposentado Luiz Carlos Pedroso, 59 anos, gostou, mas acha que a quantia gasta foi muito alta para as benfeitorias realizadas. Ele acredita que as atividades que serão desenvolvidas no novo prédio da Secretaria de Esporte e Lazer e nas canchas podem não dar muito certo ali. “Aqui tem muitos moradores de rua. Às vezes eles ficam ‘namorando‘ pelos cantos. Assusta quem frequenta. De noite os moradores vão tentar dormir aí ao redor do prédio. E à noite tem muitos usuários de drogas também”, analisou Luiz Carlos, que veio trazer o neto, Pedro Henrique, 5 anos, para brincar no parque. “Eu gosto de correr, brincar com a Meg (uma das cadelas que frequentam o local com a dona), ir na academia (ao ar livre), chutar bola e ir no escorregador”, disse o menino, que gostou da reforma.

Foto: Felipe Rosa
Luiz gostou da reforma, mas acha que a quantia gasta foi alta. Foto: Felipe Rosa

O técnico mecânico Paulo Furtado, 47, também aprovou a reforma. “Eu vim morar por aqui aos 15 anos. Cresci nesta praça. Antes era muito mal iluminado. Ali na concha acústica, juntava muitos usuários de drogas. Agora ficou melhor. O pessoal usa a concha pra treinar patins. Só sinto falta de lixeiras e banheiros”, apontou o técnico, que passeava com o cão Max e não encontrou um local adequado para jogar as fezes do animal. (GU)

Skatistas aprovam nova pista

Um grupo de adolescentes que usava a pista de skate aprovou a reforma da pista. Um dos jovens contou que, antes, o local era menor, não permitia tantas manobras e havia várias falhas e buracos nas rampas. O novo piso, feito de granilite, às vezes fica escorregadio. “Mas é por causa do pó que vem da obra. Eu não ligo. Acho o piso bom de andar. Hoje tem pouca gente aqui, porque está nublado e frio. Mas se você vier numa sexta-feira, tá lotado. Fica até difícil andar. Vem desde criança até gente de idade praticar. Mas todos se respeitam muito, é divertido”, comentou.

Foto: Felipe Rosa
A Praça Afonson Botelho ganhou novo piso, melhor iluminação, academia ao ar livre. Foto: Felipe Rosa

Outro skatista comentou que, em relação à pista da Praça do Gaúcho, cada uma tem um objetivo diferente. “Essa é mais ‘street‘, dá para fazer mais manobras”, falou o adolescente. De acordo com a prefeitura, a pista tem 744 metros quadrados, é de alta performance do tipo plaza, modelo que não existia antes na cidade.

Leia mais sobre Água Verde

Sobre o autor

Giselle Ulbrich

(41) 9683-9504