Qualidades do empreendedor

Foto: Pixabay

“O empreendedor é a pessoa que é motivada por desafios. A atitude é que faz a diferença. Mais do que nunca, o mercado valoriza quem sabe empreender. Há uma demanda crescente por profissionais com espírito empreendedor. São profissionais inovadores, inquietos que quebram as regras, correm atrás dos seus sonhos e sabem reconhecer oportunidades”. Peter Drucker.

Se você quer entrar na onda do empreendedorismo deve entender que não é uma questão de modismo e sim de perfil e atitude pessoal. Por qual motivo algumas empresas se mantém no mercado e outras não? A primeira análise deve ser baseada nas características pessoais do idealizador do negócio.

Veja abaixo se você possui características para abrir um negócio próprio. Caso não possua, crie um plano de ação para desenvolvê-las ou procure um profissional que possa lhe ajudar neste desenvolvimento.

1- Capacidade de realizar

Busque sempre oportunidades e tenha iniciativa
Seja persistente
Exija eficiência e qualidade
Cumpra contratos de trabalho
Corra riscos

2- Capacidade de planejar
Defina metas atingíveis e que possam ser quantificadas
Busque informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes
Planeje quais caminhos que se deve tomar para alcançar uma meta, o que deve ser feito para isso e acompanhar constantemente os resultados obtidos fazendo os ajustes necessários.

3- Capacidade de competir

Tenha autoconfiança, confie em si mesmo acreditando que pode enfrentar desafios e reverter resultados desanimadores
Crie redes de apoio, quanto maior e com qualidade for a sua rede, maior probabilidade de obter informações e ajuda você poderá ter.

Acredito que estas características são também importantes para todos os profissionais que estejam na busca de maior eficiência e resultados em seus cargos , o que chamamos de intraempreendedorismo dentro das empresas, pois apesar de empregados somos os donos e responsáveis pela sustentabilidade da nossa própria carreira.

Voltar ao topo