Prestigiem as pequenas empresas

Nestas duas últimas semanas que antecederam o Dia as Mães, data comemorativa e a melhor época do ano para as vendas no comércio, foi lançado uma campanha nas redes sociais a qual também participei com a seguinte mensagem: “Para quem vai comprar seus presentes do dias da mães , vai aqui uma sugestão: comprem os presentes de pequenas empresas.

Das mulheres e mães empreendedoras, de artesãos, das lojas do bairro, dos doceiros que fazem doces artesanais, de quem tem uma banquinha … Façamos o dinheiro chegar às pessoas comuns . Assim haverá mais gente para comemorar o dia das mães . Apoiemos a nossa gente!”

O consumidor acordou

O que significa isso? Que a loja de vizinhança, os microempreendedores são uma realidade e uma tendência de crescimento e expansão. O pequeno que sabe trabalhar e se diferencia tem o seu negócio cada vez mais sólido e bonito.

Os pequenos supermercados por exemplo ganham na personalização, em especial no atendimento. Nunca o serviço foi tão importante como nos dias atuais. O consumidor acordou para seus direitos e quer usufruí-los. Quem não gosta de ser bem tratado, chamado pelo nome? E tratar bem não é bajular, é oferecer qualidade, conforto, agilidade e um mix adequado de produtos. Por isso, quanto mais conhecemos o que nosso público quer e precisa, mais certeira será nossa venda.

Tamanho não é documento

Os americanos, um dos povos mais desenvolvidos do planeta pregam que “ser pequeno é bonito”. Quer dizer que o negócio para ser bom não precisa ser grande. Ele pode ser pequeno e eficiente, o que será mais rentável.

Use os seus talentos

Se você tem um talento, vá em busca de aperfeiçoamento e dê o máximo que puder para colocá-lo em prática. Recentemente conheci a Sônia, uma senhora aposentada que precisava aumentar seu ganho financeiro mensal. Ela foi em busca de uma oficina de pães para se reciclar e aprender novas técnicas para se sentir mais segura e começar a vender seus pães no condomínio em que mora. O perfume dos pães assados começou a chamar atenção dos moradores. Atualmente, todas as quartas-feiras já existe uma senha para comprar seu pães artesanais. Esta foi a receita da Sônia e você pode fazer a sua.