Pecados capitais

Preguiça, inveja, avareza, luxúria, vaidade, ira e gula. Os sete pecados capitais, cometidos em menor ou maior escala por todos nós, também atinge os empreendedores, que, vez ou outra, são preguiçosos, vaidosos ou gulosos. Para desenvolver o negócio da melhor forma, precisamos conhecer os nossos erros para, em seguida, tentar corrigi-los. O resultado desta autoanálise pode fazer com que a sua empresa se desenvolva com um ambiente de trabalho mais saudável.

Na semana global do empreendedorismo falei sobre os “vícios” que podem atingir as pessoas podem também atingir as empresas. É preciso sensibilidade para desenvolver novas competências. Essa reflexão pode trazer mais produtividade à empresa, já que saímos da zona do conforto para pensar mais no negócio.

Saiba como identificar e evitar os sete pecados capitais

Preguiça

Como identificar: o empreendedor preguiçoso transfere responsabilidades, tem dificuldade de planejar e de pensar no futuro, além de não se esforçar para alcançar excelência.

Como evitar: para vencer a preguiça é preciso ser proativo, gostar do que faz e focar no que é importante para a empresa.

Inveja

Como identificar: o empreendedor invejoso busca que os outros, inclusive seus funcionários, não se destaquem, rouba idéias e diz que a idéia é dele.

Como evitar: tenha autoestima, confiança, além de se concentrar no que há de melhor no negócio.

Avareza

Como identificar: o empreendedor avarento é centralizador, não compartilha informações sobre o negócio com seus funcionários e economiza sentimentos e ações, como elogios a funcionários.

Como evitar: desenvolva o ser ao invés do ter, trabalhe para que toda a equipe ganhe, compartilhe informações com solidariedade e ética.

Luxúria

Como identificar: o empreendedor luxurioso tem o ego elevado, sente a necessidade de ser invejado, além de precisar demonstrar poder.

Como evitar: alguns endividam a empresa para pagar extravagâncias pessoais. É preciso saber separar as contas além de tratar os outros com mais humildade.

Vaidade

Como identificar: o empreendedor vaidoso pensa ser o dono da verdade, é inflexível e não coopera.

Como evitar: ouça mais, abra espaços para discussão, crie alianças com seus funcionários.

Gula

Como identificar: o empreendedor guloso, acumula vários negócios ao mesmo tempo com medo de perder oportunidades mas acaba tendo problemas para cumprir prazos e metas.

Como evitar: é preciso manter o foco no negócio e planejar a médio e longo prazo, além de dividir e delegar tarefas e méritos.

Ira

Como identificar: é o empreendedor irritado explode facilmente e desqualifica a capacidade alheia.

Como evitar: é preciso saber que é possível expor seu ponto de vista de maneira racional, sem agredir ninguém e não levar os problemas para o lado pessoal.

Voltar ao topo