‘Pais-helicóptero’ estão criando filhos inempregáveis

‘Pais-helicóptero’ estão criando filhos inempregáveis

Mas o que significa Pais-helicóptero?

São os pais que estão sempre girando em torno dos filhos. Praticamente os embrulham em plástico-bolha, criando uma corte de jovens adultos que têm dificuldade de ter um desempenho satisfatório no trabalho e em suas vidas.

A superproteção torna quase impossível que esses jovens desenvolvam a tolerância em relação à frustração. Sem esse importante atributo psicológico, os jovens entram na força de trabalho em grande desvantagem.

Como agem os Pais-helicóptero?

Protegem suas crianças de qualquer conflito que possam ter com seus colegas. Quando essas crianças crescem, não sabem como resolver dificuldades entre eles e um colega ou supervisor. As pessoas resolvem problemas tentando coisas, cometendo erros, aprendendo e tentando novamente. Esse processo cria confiança, competência e autoestima.

Pais-helicóptero pensam que seus filhos devem vencer qualquer coisa.

Se as crianças crescem pensando que independentemente do que façam irão vencer, não perceberão que na verdade têm de trabalhar duro para conseguir ter sucesso.

Esses jovens mimados ficarão arrasados quando continuarem perdendo competições, se saindo mal em entrevistas ou sendo demitidos de seus empregos. Não entenderão quanto esforço é realmente necessário para ser um vencedor no mundo do trabalho.

Esses jovens carecem de competência e ação por nunca terem tido de resolver um problema ou completar um projeto sozinhos. Esperam que outros façam essas coisas para eles, assim como seus pais sempre fizeram. Em essência, não podem pensar ou agir por si mesmos.

Acompanhando os filhos em entrevistas de emprego

Quando os pais decidem acompanhar seu filho de 20 e poucos anos em uma entrevista de emprego, isso mina qualquer confiança que um empregador possa ter nesse funcionário em potencial. Os empregadores podem se perguntar, “alguém procurando emprego precisaria trazer a mamãe ou o papai na entrevista?

Depressão no trabalho

Barb Nefer, em um artigo publicado no site WebPsychology, diz que a geração do milênio está sendo fortemente atingida pela depressão no trabalho. Um em cada cinco trabalhadores (20%) já sofreu de depressão no trabalho, comparado a 16% da Geração X (nascidos entre 1960 e final dos anos 70) e dos “baby boomers” (nascidos entre 1943 e 1960).

O que fazer?

Hoje os jovens precisam de pais que os ajudem a se tornar adultos úteis. Isso significa girar menos em torno deles e embrulhá-los menos em plástico-bolha e empoderá-los mais para que façam coisas por si mesmos, resolvam coisas por si mesmos e aprendam a lidar com as dificuldades, tudo por si mesmos.

Se você está agindo desta forma, pense no impacto destas ações a médio e longo prazo na vida profissional dos seus filhos e se conhece pais que estão agindo desta forma, compartilhe este texto. Faça a sua parte, vai valer a pena. Boa semana.

Fonte: Huffington Post Canadá