Os valores do negócio

Nas últimas semanas tenho debatido com muitos empreendedores sobre a dificuldade que encontram em desenvolver um propósito maior em seus negócios. Isso porque vêm de uma formação especialista e que ao abrirem seus próprios negócios percebem que precisam ir além deste conhecimento técnico e partir para a gestão do empreendimento, ser um empresário com valores estabelecidos. É o dentista que se tornou dono do seu consultório, a vendedora que abriu uma loja de roupas, o gerente de negócios de uma empresa que foi demitido e abriu uma franquia.

Como base para nossas consultorias compartilhei um vídeo de um bate papo entre Alex Atala, chef do restaurante D.O.M em São Paulo com Pedro Paulo Diniz, ex-piloto de Fórmula 1 e administrador de uma fazenda especializada em produtos orgânicos que aconteceu durante o CEO Summit 2016 e publicado no site da Endeavor:

Qual a semelhança entre o chef de cozinha e o empreendedor?

Alex Atala afirma com toda convicção: “D.O.M. é um empreendimento, um negócio”. O chef conta que começou a se ver também como empresário, se preocupar com a questão financeira e a de pessoal quando entendeu que tinha feito seu primeiro mau investimento. E tudo começa, segundo ele, por achar que sabia de tudo: “O importante é olhar aquilo que fez errado, perceber e reconhecer que errou.”

Propósito x Resultado

Pedro Paulo afirmou: “não adianta ter propósito se o bottom line não fecha”, mas, por outro lado, contou que quando era piloto vivia num mundo muito vazio. “Precisei mergulhar para entender quem era o Pedro. Não daria para empreender só por empreender. Para mim é necessário fazer algo que esteja tocando o coração da pessoa, fazer algo que tenha um propósito maior e que principalmente aumente a felicidade das pessoas no entorno.”

Independente de qual for seu negócio e propósito, vale a reflexão lançada por Alvin Toffler: “os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender”.

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